Foram adquiridos 1 mil testes rápidos (Foto: Divulgação / PMDI)
Dois Irmãos registra 46 casos confirmados de dengue em 2024, conforme atualização desta quinta-feira (21) no Painel de Casos de Dengue RS, divulgado pelo Governo do Estado (https://ti.saude.rs.gov.br/dengue/painel_de_casos.html). Até aqui, são 432 notificações, 294 casos em investigação, 80 descartados e 12 inconclusivos.
No final da última semana, o município recebeu uma remessa de 1 mil testes rápidos para detecção imediata de dengue, adquiridos pela Secretaria da Saúde. O objetivo é detectar rapidamente os casos positivos da doença e permitir o levantamento mais preciso do ponto de vista epidemiológico, contribuindo para o direcionamento das ações de campo e para o controle do mosquito transmissor.
De acordo com nota divulgada pela prefeitura, o teste precisa ser feito entre o primeiro e o quinto dia de sintomas, e só é realizado por solicitação das equipes de saúde em casos que preencham os requisitos dos protocolos do Ministério e Secretaria Estadual da Saúde. O teste é sujeito à confirmação com exame sorológico feito no Laboratório Central do Rio Grande do Sul (LACEN), com coleta entre o sétimo e o 30º dia após o início dos sintomas.
– Pacientes com sintomas suspeitos de dengue devem ir até uma das 10 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Dois Irmãos, onde as equipes estão preparadas para o acolhimento, diagnóstico e prescrição do teste, que é realizado gratuitamente no serviço de Vigilância Epidemiológica de Dois Irmãos. Fora dos horários de atendimento das UBSs, os moradores com suspeita de dengue devem procurar a Urgência e Emergência 24 horas do município. O teste é realizado por meio da coleta de sangue, geralmente em um dos dedos das mãos. O sangue coletado é inserido no dispositivo do teste que indica se a amostra é reagente, não reagente ou inválida. Conforme pactuado entre a Secretaria Municipal da Saúde e a direção do Hospital São José, os testes também serão realizados no hospital após o horário de funcionamento da Vigilância Epidemiológica. A expectativa é que na próxima semana os testes comecem também a ser realizados pelo hospital – informa a administração municipal.
Na manhã de quarta-feira (20), médicos e enfermeiros de todas as unidades básicas de Dois Irmãos participaram de um reforço de capacitação com a Secretaria da Saúde para padronizar o fluxo de trabalho de acolhimento, diagnóstico e encaminhamentos dos casos suspeitos de dengue que chegam até as unidades.
27,8 mil casos e 29 óbitos no RS
Conforme atualização desta quinta, o Rio Grande do Sul tem 27.841 casos confirmados de dengue e 29 óbitos. Ao todo, são 56.148 notificações, 14.224 casos em investigação, 13.952 descartados e 131 inconclusivos. Morro Reuter registra apenas um caso da doença até o momento, além de cinco notificações e quatro em investigação. Santa Maria do Herval tem seis casos confirmados.