Mensagem por Pix? BC aponta aumento de transações de 1 centavo; entenda

21/03/2024
Fonte: Agência O Globo / Foto: Agência Brasil

Fonte: Agência O Globo / Foto: Agência Brasil

O Banco Central do Brasil (BC) registrou um aumento de 43% nas transferências por Pix no valor de um centavo no ano passado em comparação com 2022. No total, os brasileiros fizeram mais de 35 milhões de transações da quantia em 2023.

Inaugurado em 2020, o método simples e gratuito de transferir dinheiro caiu no gosto da população. O Pix no valor de 1 centavo, no entanto, vem adquirindo outra funcionalidade: a comunicação. Ao efetivar a transferência, o pagador pode escrever uma mensagem de até 140 caracteres para o recebedor do valor.

 

‘Oi, me faz um Pix?’

A estudante Maria Alice Oliveira, de 16 anos, conta que a transação de um centavo normalmente é usada para brincadeiras entre ela e os amigos. “Teve uma vez que minha amiga me mandou fingindo que era um alerta de golpe na minha conta. Outra vez eu bloqueei um amigo brincando (em aplicativos de mensagem), porque ele estava me irritando. Ele me mandou o Pix desesperado pedindo para desbloquear”, disse.

No ano de estreia da ferramenta, foram registradas apenas 236 mil transações de um centavo. Um ano depois, o número já cresceu para 9,2 milhões, segundo dados do BC. As transações continuaram crescendo, com 24,6 milhões de transferências do tipo em 2022. No Pix, é possível usar telefone, CPF ou CNPJ, email, e uma combinação aleatória de algarismos como chave do sistema de pagamento.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela