(Fotos: Divulgação)
O deputado federal Marcel van Hattem (NOVO-RS) e o jornalista Tiago J. Albrecht lançam neste sábado (23) o livro ‘Política é coisa do Diabo?’, em Porto Alegre. A sessão de autógrafos ocorre na Livraria Santos, da Galeria Casa Prado, Rua Dinarte Ribeiro 148/06 – Moinhos de Vento. A obra tem apresentação do cientista político Fernando Schüler e prefácio do escritor e pastor Franklin Ferreira.
Sinopse
O objetivo deste livro não é emitir juízo de valor sobre onde Deus deve ou não estar em campanhas políticas partidárias. Não é pretensão da obra arrogar-se como um manual de conduta político-partidária ou mesmo como os cristãos devem ou não se portar. Paulo diz aos Gálatas que foi para nos dar liberdade que Cristo morreu e ressuscitou.
Este livro quer dialogar e debater o papel do cristão na política. Para muitos, ela é “coisa do diabo”. Para outros, é meio de sobrevivência. Para outros tantos, é impossível separar a vida em igreja da vida partidária. O que a Bíblia fala sobre política? O que ela sugere a respeito da participação do cristão na esfera pública? O que os pais na fé, como Martinho Lutero, têm a contribuir com o assunto?
– Se hoje vivemos sob um Estado laico, não significa que nossas liberdades não estejam em risco, a qualquer momento. [...] Sob certo aspecto, vivemos um estranho mundo onde a obsessão política tomou o lugar que um dia pertenceu à intolerância religiosa. É este mundo que nos solicita a reflexão e a permanente reafirmação de valores. E é desse modo que entendo a reflexão que Marcel e Tiago nos apresentam – diz Fernando L. Schüler, doutor em Filosofia (UFRGS) e professor do Insper.