Dois Irmãos recebe Selo de Município Doador em Brasília

21/05/2026
Sérgio Kroetz e prefeito Jerri (Foto: Divulgação)

Sérgio Kroetz e prefeito Jerri (Foto: Divulgação)

Mais do que uma ação, uma demonstração de união para salvar vidas. Na tarde desta quarta-feira, 20 de maio, mais de 60 municípios que fizeram a adesão à Rede de Municípios Doadores receberam da Confederação Nacional de Municípios (CNM) o Selo de Município Doador, em Brasília.

O projeto nacional – desenvolvido pela Confederação em parceria com o Movimento Mulheres Municipalistas (MMM) – foi criado como forma de aumentar os estoques de sangue nos hemocentros brasileiros. A participação está aberta a qualquer ente local que mostrar interesse em desenvolver ações com tal propósito.

Durante a entrega do Selo, a gerente de Saúde da CNM, Midya Gurgel, deu mais detalhes da ação da entidade municipalista. “A Rede de Municípios Doadores surgiu como uma iniciativa completamente municipalista. Hoje a gente consolida esse projeto, fazendo a entrega simbólica dos nossos selos de municípios doadores. É um reconhecimento a esses municípios que já estão participando conosco e fazendo ações no território de incentivo à doação de sangue. Existe uma plataforma para cadastrar os doadores e incentivar essa cultura que é de sensibilidade e de responsabilidade social. Esse é um projeto que é orgulho da CNM”, disse a colaboradora.

Complementando as informações, o consultor de Saúde da CNM, Denílson Magalhães, abordou a atuação da confederação para incentivar que mais municípios participem do projeto, cujo custo é zero para os filiados. “Estamos criando uma rede onde nossas secretarias municipais já fazem essa campanha de doação e organizando essa campanha de conectar os nossos municípios com os hemocentros de forma organizada. Nós estamos mobilizando todos os municípios e pedindo a sua adesão para conseguir transformar a realidade da rede de hemocentros no nosso país”, reforçou.

Ao integrar o projeto, o município passa a se comprometer com a realização de campanhas municipais para a captação de doadores, atendimento ao chamado para doações pelos hemocentros regionais e a garantia de acesso e transporte do doador às unidades de coleta e hemocentros. As informações são da Agência CNM de Notícias.

 

Sérgio Kroetz e prefeito Jerri na capital federal

O prefeito Jerri Meneghetti e o vereador Sérgio Kroetz, idealizador do Grupo de Doadores de Sangue de Dois Irmãos, estiveram em Brasília para receber o Selo Município Doador.

– Não tem como explicar o sentimento. Para minha surpresa, eu nunca pensei que íamos chegar nesse patamar, de ser referência nacional. É muito gratificante – destacou Kroetz.

Para o prefeito Jerri, o selo é motivo de muito orgulho para Dois Irmãos.

– Esse reconhecimento valoriza um trabalho construído com solidariedade, dedicação e compromisso com a vida. Parabenizo o grupo, especialmente o Sérgio, que idealizou essa iniciativa tão importante para a nossa comunidade e região. Vamos seguir apoiando ações que fortaleçam a saúde pública – comentou.

O Grupo de Doadores de Sangue de Dois Irmãos e Região foi criado em 10 de agosto de 2019, por iniciativa do vereador e atual presidente da Câmara, Sérgio Kroetz. As doações acontecem aos sábados e a campanha oferece transporte gratuito aos participantes.

Atualmente, o grupo é formado por 1.200 pessoas. Em novembro de 2025, já havia recebido o Certificado de Reconhecimento da Secretaria Estadual da Saúde (SES), homenagem destinada a instituições e parceiros que contribuíram para ampliar o acesso à doação voluntária de sangue no Rio Grande do Sul.

Vale lembrar que, para doar sangue, é necessário atender aos critérios exigidos e realizar o agendamento pelo WhatsApp (51) 99500-2719.


Entrega ocorreu dentro da programação da XXVII Marcha dos Prefeitos (Foto: Bartolomeu Ferreira)


› Compartilhe

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2026, Todos os direitos reservados Agência Vela