Fonte: Zero Hora / Foto: Gustavo Diehl/ UFRGS Arquivo
Foi divulgado nesta quarta-feira (21) o edital do Vestibular 2025 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). São ofertadas 4.023 vagas distribuídas em 97 cursos de graduação. As inscrições começam no dia 26 de agosto e vão até 23 de setembro. Os candidatos devem se inscrever pelo site do vestibular.
Pela primeira vez, o processo seletivo terá vagas reservadas para pessoas que se autodeclaram quilombolas. Esta edição passou por alterações para se adequar às modificações na Lei de Cotas, que agora inclui a reserva de vagas para essa população. Após a convocação, os candidatos classificados terão de passar pela Comissão Permanente de Verificação da Autodeclaração Étnico-racial.
O critério de renda para acesso a uma parte da reserva passa a ser de um salário-mínimo nacional (R$ 1.412) per capita e não mais de 1,5. Ainda não foi divulgado o Manual do Candidato, que terá detalhes sobre a comprovação dos requisitos e modelos de declarações e formulários.
Como serão as provas
As provas serão no final de semana dos dias 30 de novembro e 1° de dezembro, a partir das 14h. A seleção contará com 15 questões nas provas específicas. Além disso, os candidatos deverão fazer uma redação.
No primeiro dia, serão feitos os testes de Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa, História, Geografia e Matemática. Já no segundo dia, será a vez de Língua Estrangeira Moderna, Física, Química, Biologia e redação. A lista das leituras obrigatórias da prova de literatura estão disponíveis no site do Vestibular.
As avaliações serão aplicadas em Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Novo Hamburgo, Porto Alegre e Tramandaí. Não haverá provas em Imbé, como ocorria até o ano passado. Os candidatos devem realizar o pagamento da taxa de inscrição até 24 de setembro, no valor de R$ 180.
Atendimento especial
O candidato sabatista (guardador do sábado por convicção religiosa) deverá formalizar a solicitação de horário especial para realização das provas do dia 30 de novembro, mediante entrega, à Comissão Permanente de Seleção, da declaração específica, preenchida e assinada, após a efetivação da inscrição, até as 18h de 23 de setembro.
Já os candidatos com necessidades especiais de caráter permanente ou temporário devem solicitar atendimento diferenciado para fazer as provas, impreterivelmente, no período de 26 de agosto a 27 de setembro, preenchendo o formulário de solicitação e entregando a documentação comprobatória da necessidade especial, conforme o edital.