Fonte: Autoesporte / Fotos: Divulgação
Após ser lançada na Argentina, a Volkswagen Amarok 2025 acaba de chegar ao Brasil. A picape média foi apresentada na última semana na abertura da Festa do Peão de Barretos. É o segundo e mais profundo facelift da história da caminhonete, lançada em 2010 e produzida na fábrica de General Pacheco, nas redondezas de Buenos Aires.
Vale lembrar que a Amarok tem uma nova geração, baseada na Ford Ranger, que é produzida na África do Sul e vendida em outros mercados. Porém, na América do Sul, a Volkswagen optou por manter a primeira geração, com 14 anos de idade, e promover uma reestilização externa profunda.
Versões e preços
Para o mercado brasileiro, a nova Volkswagen Amarok será vendida em três versões, todas com cinco anos de garantia e a possibilidade de blindagem de fábrica. A configuração mais cara tem dois pacotes de personalização: Hero e Dark. Veja os pacotes de equipamentos ao fim da matéria.
Comfortline (R$ 309.990)
Highline (R$ 328.990)
Extreme (R$ 350.990)
Extreme Hero (R$ 350.990)
Extreme Dark (R$ 352.540)
Motorização
Todas saem de fábrica com o conhecido (e competente) motor 3.0 V6 turbodiesel de 258 cv de potência e 59 kgfm de torque. O câmbio é sempre automático de oito marchas e a tração, 4x4. Segundo números de fábrica, com esse conjunto, a Amarok acelera de 0 a 100 km/h em 8 segundos.
Com essa configuração, a Amarok continua superando os 250 cv de potência da Ford Ranger e mantém o posto de picape mais potente feita na Argentina. Desde 2022, a picape da Volkswagen não tem mais opção de motor 2.0 turbodiesel, que seguem disponíveis na Argentina nos catálogos de entrada e em variantes de 140 cv e 180 cv, também com possibilidade de câmbio manual e tração 4x2.
Novo visual e o mesmo painel
Ironicamente, a Amarok está mais parecida com a Saveiro por conta do formato dos faróis. A iluminação de neblina com formato triangular é uma clara referência ao Nivus. Ademais, na versão Extreme, a grade traz uma barra iluminada e, logo abaixo, o emblema V6 – que indica a motorização.
As mudanças são mais sutis na traseira, com leves mudanças nos grafismos das lanternas e nova tipografia para o logotipo na tampa da caçamba.
A cabine continua sendo uma viagem no tempo, pois a Volkswagen preservou o painel de 2010. Vale destacar a estreia de uma nova central multimídia de 9 polegadas com conexões Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Atrás do volante, o painel de instrumentos ainda é analógico, com dois mostradores físicos (velocidade e conta-giros) e uma telinha central colorida de 3,5 polegadas que exibe as principais informações do computador de bordo. Por fim, o logotipo da Volkswagen foi atualizado ao centro do volante, por mais que a peça seja a mesma de antes.
Equipamentos
Ainda que esse seja um segmento de atualizações mais espaçadas, a Volkswagen fez melhorias discretas no pacote de equipamentos da nova Amarok 2025. Os destaques são a já mencionada central multimídia com tela maior, além de faróis de LED, grade iluminada e um pacote de assistências ao condutor batizado de Safer Tag.
Autoesporte mostrou, porém, que essa solução é, na verdade, um equipamento fornecido por uma empresa israelense e vendido como acessório para qualquer tipo de veículo. Estamos falando de um pequeno display em forma de bússola instalado no centro do painel. Com ele, o motorista recebe alertas sobre saída de faixa, colisão frontal, indicador de velocidade máxima, o intervalo de tempo entre o veículo da frente e a presença de pedestres na trajetória da caminhonete.
A questão principal é que o dispositivo não tem atuação nos freios, acelerador ou direção. Ou seja, apenas emitem alertas visuais e sonoros. A partir daí, cabe ao motorista tomar qualquer atitude. Fora isso, outra novidade é que agora há seis airbags de série (antes eram quatro). Itens como ar-condicionado digital, bancos de couro e faróis com acendimento automático seguem presentes.
Dimensões e capacidades
Nas medidas, apenas o comprimento está diferente (e maior), por conta do novo para-choque. São 5,35 m. Os 1,95 m de largura, 1,85 m de altura e 3,10 m de distância entre-eixos foram mantidos, bem como a caçamba de 1.280 litros e a capacidade de carga para até 1.105 kg.
Preços, versões e equipamentos
Comfortline (R$ 309.990): seis airbags (frontais, laterais e cortina), rodas de 17 polegadas, câmera de ré, saídas USB para recarga de celulares, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, central multimídia com tela de 9 polegadas (com pareamento de smartphones);
Highline (R$ 328.990): itens da Comfortline + rodas de 19 polegadas, ar-condicionado de duas zonas, assistente de condução passiva Safer Tag, bancos parcialmente de couro, faixa de luz de LED na grade frontal, indicador de perda de pressão dos pneus, para-choque traseiro cromado, retrovisores rebatíveis eletricamente, paddle-shifters para trocas de marcha;
Extreme (R$ 350.990): itens da Highline + rodas de 20 polegadas, adesivo lateral, capa dos pedais esportivas, capa dos retrovisores pretas, estribos laterais, santantônio com logotipo Extreme.
Pacotes de opcionais e personalização
Para Nova Amarok V6 Comfortline: Capota Marítima e estribo lateral - R$ 4.170; Safer Tag (Assistente de condução passiva) - R$ 2.430.
Para Nova Amarok V6 Highline: Capota Marítima e estribo lateral R$ 4.170.
Para Nova Amarok V6 Extreme: Capota Marítima R$ 1.650; Pacote Dark R$ 1.550
Cores: Sólida (Branco Puro) - Sem custo; Perolizadas (Preto Mystic) - R$ 1.750; Metálicas (Prata Pyrit, Azul Atlantic, Cinza Oliver e Cinza Indium) - R$ 1.750.
Pacote Acessórios Originais VW (R$ 2.200): Amortecedor para a tampa traseira; Tapetes em borracha (TPE) com pino de segurança; Frisos de proteção lateral; Película solar para os vidros; Logo Volkswagen LED na abertura de porta para o motorista.
Blindagem Vale+: R$ 85.500.