(Foto: Divulgação)
Em 2022, os estudantes que ingressaram no Ensino Médio vivenciam uma nova proposta de aprendizagem pautada no protagonismo pessoal. Mais do que o aumento da carga horária, agora é possível optar por itinerários formativos, também chamados de trilhas de aprendizagem, e, no Instituto Ivoti, as professoras Bárbara Mengue, Dirce Schöninguer e Jaqueline Brum são as responsáveis por coordenar cada um desses itinerários.
A formação geral básica é constituída pelas aprendizagens essenciais estabelecidas pela BNCC, que são comuns para todas as escolas do país. Já os itinerários formativos constituem a parte diversificada do currículo, em que o estudante pode escolher o que cursar conforme a proposta oferecida pela escola. Quem inicia o 1º ano do Ensino Médio no Instituto Ivoti deve optar por, no mínimo, um dos cinco itinerários oferecidos: Comunicação e Humanidades, Raciocínio Humano e Sustentabilidade, Formação Docente, Técnico em Informática e Técnico em Design Gráfico.
– No Instituto Ivoti, buscamos a formação integral do aluno e proporcionamos experiências de vida. Cada itinerário aprofunda conhecimentos em diferentes áreas, mas o importante é que o aluno consiga refletir e escolher de acordo com o seu perfil e interesse de atuação futura – destacou a professora Bárbara, coordenadora do Ensino Médio.