Fonte: Diocese NH / Foto: Divulgação
A Diocese de Novo Hamburgo comunicou o falecimento de Dom Dadeus Grings, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Porto Alegre, aos 90 anos, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 21 de setembro, no Hospital Dom João Becker, em Gravataí, onde estava internado desde a última quinta-feira (17). Dom Dadeus sofreu um AVC isquêmico.
O corpo está sendo velado na Catedral Metropolitana Madre de Deus, em Porto Alegre, com visitação até as 22h. A retomada do velório na terça-feira (22) acontece às 7h. Às 10h haverá Missa das Exéquias presidida por Dom Jaime Cardeal Spengler, Arcebispo de Porto Alegre, e após a celebração serão realizadas as exéquias e o sepultamento, na própria Catedral.
– A Diocese de Novo Hamburgo manifesta sua solidariedade à Arquidiocese de Porto Alegre, aos familiares, amigos, sacerdotes, religiosos e a todos aqueles que conviveram com Dom Dadeus Grings e receberam os frutos de seu ministério episcopal. Neste momento de despedida, unimo-nos em oração, confiando o querido irmão bispo à misericórdia de Deus e pedindo ao Senhor que lhe conceda o descanso eterno – destacou a Diocese em sua publicação.
Trajetória
Tadeu Grings nasceu em Nova Petrópolis (RS), em 7 de setembro de 1936. Aos 18 anos, quando se preparava para seguir para Roma, ao providenciar seu passaporte, descobriu que, por um erro em sua certidão de nascimento, seu nome havia sido registrado como Dadeus. O nome não foi corrigido e, posteriormente, tornou-se parte de sua própria história vocacional. “Não corrigimos o nome, porque nossa missão é dar Deus”, costumava afirmar.
Realizou seus estudos no Seminário Menor de São José, em Gravataí, entre 1949 e 1955. Posteriormente, estudou no Pontifício Colégio Pio Brasileiro e na Universidade Gregoriana, em Roma, entre 1955 e 1964.
Foi ordenado sacerdote em 23 de dezembro de 1961, em Roma, para a Arquidiocese de Porto Alegre. Ao longo de seu ministério sacerdotal, exerceu diversas funções pastorais e acadêmicas, entre elas vigário paroquial, pároco, reitor de seminário, professor de Filosofia, Teologia e Direito Canônico, juiz do Tribunal Eclesiástico Regional de Porto Alegre, coordenador de área pastoral e secretário do Conselho de Presbíteros.
Entre 1981 e 1985, trabalhou na Secretaria de Estado do Vaticano. Também se dedicou à produção intelectual e à comunicação, tendo publicado 51 livros e escrito, desde 1965, artigos semanais para diversos jornais.
Em 15 de março de 1991, foi ordenado bispo e, em 19 de abril daquele ano, tomou posse como terceiro bispo da Diocese de São João da Boa Vista, em São Paulo. Ao longo de sua trajetória episcopal, também exerceu diferentes funções na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em âmbito nacional e regional.
Em 12 de abril de 2000, foi nomeado pelo Papa João Paulo II Arcebispo Coadjutor da Arquidiocese de Porto Alegre, com direito à sucessão. Em 7 de fevereiro de 2002, passou a exercer o governo pastoral como Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre.
Em 18 de setembro de 2013, o Papa Francisco aceitou sua renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese, apresentada por limite de idade. Após a renúncia, Dom Dadeus permaneceu como administrador apostólico até a posse de seu sucessor, Dom Jaime Cardeal Spengler. Posteriormente, passou a ser Arcebispo Emérito de Porto Alegre.
Dom Dadeus também se destacou pela dedicação à produção intelectual e à comunicação, deixando uma significativa contribuição por meio de seus livros e artigos publicados ao longo de décadas.
Nos últimos anos, residia no Lar Sacerdotal, em Gravataí. Seu lema episcopal foi “A verdade vos libertará” (Jo 8,32).