Servidores já começaram a mudança do acervo (Fotos: Divulgação / PMDI)
Cada vez mais próximo de ser restaurado, o prédio do Museu Histórico de Dois Irmãos segue funcionando normalmente e está sendo preparado para o início das obras. Além disso, outra ótima notícia foi a confirmação do patrocínio da Grafdil Impressos, que se soma às empresas Killing SA Tintas e Adesivos, Calçados Pegada, Grupo GG10, Grupo Herval, Grupo Panvel e Kinei Calçados e Confecções, que já haviam aderido ao projeto. Juntas, as sete empresas somam R$ 1.350.000.00 em patrocínios.
Desde o início de novembro, os servidores do Museu estão realizando a transferência do acervo para a Casa Konrath, que é outro prédio histórico no município. Conhecido como “Casa Rosa”, o imóvel fica bem próximo, também na Avenida São Miguel, e atualmente abriga o Núcleo de Apoio às Escolas (NAE), vinculado à Secretaria Municipal de Educação. Neste momento, estão sendo transportados para a “Casa Rosa” os itens menores e mais leves do acervo de mais de cinco mil peças, entre exposições permanentes, material de arquivo, como fotos e documentos, além de móveis e objetos decorativos que remetem às residências dos imigrantes alemães.
Mesmo já tendo atingido o valor mínimo de captação para poder movimentar o projeto de restauro, orçado em R$ 1.938.795,00, o Departamento de Cultura segue realizando contatos e apresentações do projeto para mais empresas aderirem à iniciativa. “Pactuamos com a Secretaria Estadual de Cultura a execução da obra de restauro em etapas, garantindo seu início mesmo sem todo o valor captado, e a continuidade de contatos para buscar mais patrocínios”, destaca Elisandra Bremm, chefe do Departamento de Cultura. O início das obras está confirmado para o mês de janeiro, quando também deve estar concluída a transferência do acervo para a Casa Rosa, onde funcionará provisoriamente o Museu, com o atendimento ao público mantido.
O Restauro do Museu Histórico de Dois Irmãos é uma iniciativa do município de Dois Irmãos, Associação Cultural Cantares, com planejamento cultural da produtora Simples Assim e Financiamento do Pró-Cultura RS – LIC da Secretaria da Cultura do RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Empresas interessadas em conhecer o projeto de restauro podem entrar em contato pelo telefone/WhatsApp (51) 99750-3028.