RS recebe o reforço de 860 novos soldados da Brigada Militar

21/12/2020
Fonte: Governo RS

Fonte: Governo RS

Em um ano de desafios inéditos, o governo do Estado formou nesta segunda-feira (21) mais um grupo de novos soldados. São 685 homens e 175 mulheres que passam a reforçar o efetivo da Brigada Militar (BM) em todo o Rio Grande do Sul.

Cumprindo o cronograma de chamamento, incluídos os 860 novos soldados, as instituições vinculadas à SSP já formaram neste ano 1.367 servidores – 55 delegados e 257 inspetores e escrivães, outros 41 soldados da BM, 70 profissionais do Instituto-Geral de Perícias (peritos criminais, peritos médicos-legistas e técnicos em perícia) e 84 soldados do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS).

 

Formatura diferente

Para acelerar o ingresso do contingente formado nesta segunda-feira na tropa, foram realizadas sete solenidades simultâneas em diferentes polos de ensino da BM no Estado: Porto Alegre, Montenegro, Osório, Santa Maria, Rio Pardo, Passo Fundo e Santa Rosa. Em todos os eventos foram observados os protocolos sanitários de prevenção, com participação restrita apenas a formandos e autoridades indispensáveis para a realização da cerimônia presencial de juramento, obrigatória e caráter solene de acordo com o Estatuto dos Servidores Militares da BM (Lei Complementar nº 10.990/1997).

O vice-governador e secretário da Segurança Pública (SSP), delegado Ranolfo Vieira Júnior, participou da solenidade na capital, que formou 172 alunos-soldados no campo de futebol do Estádio General Cipriano, dentro do Departamento de Ensino da BM. “Embora com todas as dificuldades que enfrentamos neste momento de total excepcionalidade da humanidade, o nosso governo e a Brigada Militar formou 860 novos soldados. Nesta segunda, a quatro dias do Natal, posso dizer que estamos entregando um presente para a sociedade gaúcha”, disse Ranolfo.

 

Cuidados durante a formação

A turma de 860 soldados iniciou o curso de formação em 18 de maio – a previsão inicial era março, mas houve necessidade de adiamento em razão da pandemia de Covid-19. Desde o processo de inclusão, a BM adotou todos os cuidados necessários para garantir a segurança de alunos e instrutores e evitar a contaminação por coronavírus.

O Departamento de Ensino montou estrutura especial no ginásio do local para recepcionar os aprovados sem aglomeração, mantendo o distanciamento social. Além da distribuição de equipamentos de proteção individual (EPIs) e preparação especial de salas de aula, todos realizaram testes para detecção da doença antes de iniciar o curso. Houve ainda monitoramento constante ao longo de todo o período para acompanhar aqueles que apresentassem sintomas, com o devido afastamento preventivo, mas sem prejuízo a formação.

As turmas foram reduzidas para no máximo 20 alunos por sala e parte do conteúdo teórico foi ministrado na modalidade de Ensino à Distância. No total, o curso de formação tem 1.610 horas/aula, com disciplinas que compreendem desde o uso de arma de fogo, técnica de polícia ostensiva e inteligência policial, até previsões de Direito Penal e Constitucional, além de princípios de Ética e Cidadania, Direitos Humanos, Relações Humanos e Sociologia da Violência e da Criminalidade.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela