Feira italiana Expo Riva Schuh consolida mercados para empresas brasileiras

22/01/2024
Fonte: Abicalçados / Foto: Divulgação

Fonte: Abicalçados / Foto: Divulgação

A indústria calçadista brasileira abriu as negociações internacionais em 2024 consciente de que a consolidação de mercados e a manutenção de clientes é o primeiro passo para superar os desafios que estão postos pelo contexto macroeconômico mundial. E a edição de inverno da feira italiana Expo Riva Schuh, que ocorreu entre os dias 13 e 16 de janeiro, em Riva del Garda, na Itália, trouxe essa sinalização às 60 marcas brasileiras presentes no evento.

A mostra terminou com a comercialização de 223 mil pares, que geraram mais de US$ 4,1 milhões. Somando as expectativas em negócios que ficaram alinhavados na feira, o número salta para 1,2 milhão de pares e US$ 19,6 milhões. A participação do Brasil foi promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O Brasil, novamente, esteve entre as maiores delegações internacionais do evento, que chegou a 100 edições em janeiro deste ano. Este marco foi comemorado ao longo dos quatro dias com diversas homenagens. E a Abicalçados e o programa Brazilian Footwear já foram reconhecidos na abertura da edição pela parceria com a feira. O presidente-executivo da entidade, Haroldo Ferreira, recebeu o troféu do presidente da Riva del Garda Fierecongressi, Roberto Pellegrini.

– Essa é uma edição diferenciada e fomos muito bem acolhidos. A Abicalçados foi homenageada por ser uma grande parceira da Expo Riva Schuh durante parte desses 50 anos da feira – comenta Ferreira, ao destacar que a edição de inverno é um pouco menor que a de verão, mas que os resultados aconteceram conforme a preparação de cada empresa para receber os compradores internacionais.

A coordenadora de Relacionamento da Abicalçados, Aline Maldaner, destaca que a Abicalçados e o Brazilian Footwear participam do evento desde 2006.

– Foi uma feira especial por ser a centésima edição, o que foi celebrado pela organizadora com os expositores, compradores internacionais, associações, entre outros. Com relação aos negócios, sentimos os impactos globais, mas as empresas brasileiras tiveram a oportunidade de fortalecer parcerias com compradores de diversos países, além de abrir novos mercados de atuação.

 

Manutenção de clientes

Compradores de diversos países circularam pelos corredores do evento. A Carrano, de Dois Irmãos, recebeu visitantes da Alemanha, África do Sul, Reino Unido, Croácia, Indonésia, entre outros.

– Dos atendimentos que fizemos na feira, muitos já eram clientes nossos, então estamos consolidando e fazendo a manutenção desses mercados. Essa edição ficou dentro das expectativas por todo o cenário da economia mundial, do clima e também porque muitos compradores estão precisando liquidar um percentual maior do estoque – fala Hugo Cassel, gerente de vendas internacionais da Carrano.

 

Quem participou

Nesta edição, participaram do evento com o apoio do Brazilian Footwear, as marcas ADG Export, Awana Group, GVD International, Carrano, Andacco, Vizzano, Beira Rio, Moleca, Modare Ultraconforto, Molekinha, Molekinho, Actvitta, BR Sport, Madeira Brasil, Werner, Pegada, Capelli Rossi, Jorge Bischoff, Loucos & Santos, Democrata, Piccadilly, Anatomic & Co, Anatomic Prime, Moema, Archetti, Cartago, Grendha, Copacabana, Azaleia, Zaxy, Kidy, Suzana Santos, Renata Mello, Azillê, Ramarim, Comfortflex, Levecomfort, Leveterapia, Cecconello, Alex Senne, Boaonda, Bibi, Itapuã, New Face, Sollu, Ala, Zatz, Polo Go,  Klin, Eléia, Killana, Stéphanie Classic, Andine, Valentina, Tabita, Divalesi, Opananken Antitensor, WorldColors Brasil, Hello Kitty e West Coast.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela