(Foto: Secretaria Estadual da Saúde)
A Secretaria da Saúde de Dois Irmãos informa que a vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe, terá início na próxima segunda-feira (25), nas salas de vacinas do município. O Dia D da Vacinação está programado para 13 de abril, e a estimativa é imunizar 11.212 habitantes dos grupos prioritários.
A vacina estará disponível nas unidades de saúde dos bairros São Miguel, Navegantes, Bela Vista, Primavera, São João, Travessão, Centro e União (exclusivamente influenza). É necessário apresentar CPF, cartão SUS, carteirinha de vacina, comprovante de endereço, além de documentação que ateste atividade profissional ativa ou condições de saúde para o registro da vacina das pessoas com doenças crônicas ou comprovação que apresente em qual grupo prioritário se enquadra.
Em Morro Reuter, a vacinação também inicia na segunda-feira (25). O atendimento na sala de vacinas acontece em segundas, quartas, quintas e sextas-feiras das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30; e nas terças-feiras das 8h às 11h30 e da 13h às 18h30. Os documentos necessários são: caderneta de vacinação, Cartão SUS ou CPF (imprescindível). A vacinação em domicílio será feita conforme demanda através de procura pelo telefone 3569-2067 e com agentes de saúde. A campanha vai até 31 de maio.
Grupos prioritários
– Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades – dos seis meses aos nove anos de idade)
– Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)
– Gestantes
– Puérperas
– Professores de todos os níveis
– Povos indígenas
– Idosos com 60 anos ou mais de idade
– Pessoas em situação de rua
– Profissionais das forças de segurança e salvamento
– Profissionais das forças armadas
– Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
– Pessoas com deficiência permanente
– Caminhoneiros
– Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário
– Trabalhadores portuários
– Pessoas privadas de liberdade e funcionário do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas