(Foto: Divulgação / Rota Romântica)
Na sessão de segunda-feira (18), o vereador Darlei Kaufmann (PSB) encaminhou a indicação 07/2024, solicitando que seja revisada e atualizada a Lei 496/1982, que criou o Conselho Municipal de Desportos. Na justificativa, ele diz que ‘faltam mais promoções e estímulos para as práticas esportivas, devendo o referido conselho efetivamente auxiliar no planejamento das atividades anuais e na criação de projetos de mútua colaboração entre a municipalidade, entidades esportivas e o Estado’.
– Precisamos deste Conselho, assim como precisamos de uma Liga para organizar o futebol sete. Precisamos que a prefeitura olhe com mais carinho essas questões que envolvem o esporte. A gente percebe que na grande maioria das prefeituras os investimentos no esporte são sempre muito pequenos, muito em função dos retornos não serem tangíveis, pensando principalmente no retorno nas urnas. A responsabilidade não é só da administração; na verdade, quem aprova a Lei orçamentária anual somos nós, e poucas vezes vi mobilização nesta Casa por mais recursos no esporte, o que faz com que os investimentos na área sejam sempre os menores – comentou.
O vereador também citou a necessidade de melhorias no Complexo Esportivo Municipal Norberto Emílio Rübenich (Vila Rosa).
– Falei com o prefeito Jerri e vou encaminhar uma parte da emenda enviada pelos nossos deputados Elton Weber e Heitor Schuch para a construção de uma cancha sintética no SESI (antigo nome do complexo), provavelmente no lugar onde hoje tem a quadra de areia. Pretendo trabalhar neste último ano de mandato, junto com o prefeito, para que a gente consiga recuperar um pouco o SESI. Penso que lá a gente deva ter um projeto para as crianças dos bairros São João e Vila Rosa, crianças que muitas vezes, por questões de deslocamento, não conseguem chegar até o Projeto Prata da Casa no bairro União – disse Darlei.
Para Nilton Tavares (PP), Dois Irmãos tem investimentos na área.
– Discordo que nós não investimos em esporte, até porque temos, desde 1999, a nossa Olimpíada Escolar, implementada pelo então prefeito Juarez Stein. O município tem investimento no esporte e não peca tanto por isso. Talvez possa ter mais, sim, mas temos várias áreas para investir – observou o presidente.
Criação de subsecretaria
No espaço de liderança, Darlei voltou à tribuna:
– Não falo só do futebol, tem outras importantes áreas esportivas que precisam do nosso apoio. Quando eu falo com o pessoal do ciclismo, eles se queixam da falta de projetos para o ciclismo; quando eu falo com o pessoal da corrida, eles se queixam da falta de apoio quando tem corrida fora do município; quando falo do câmbio, de vez em quando falta transporte e eles vêm pedir pra gente. Até fiz uma indicação no ano passado para que se desvinculasse o setor de desporto da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, e que se criasse uma subsecretaria, a exemplo de outros municípios – afirmou ele, citando ainda a necessidade de um ginásio poliesportivo para acomodar grandes públicos.