(Foto: Divulgação / PMDI)
Eleita delegada estadual pelo segmento adolescentes, em maio do ano passado, a estudante dois-irmonense Victória Grendoski dos Santos, de 17 anos, participou em Brasília da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada de 2 a 4 de abril.
Na última segunda-feira (15), Victória, acompanhada do pai, Elias Dorneles dos Santos, foi recebida na prefeitura pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Dois Irmãos, Francini Gross, para compartilhar a experiência de representar os adolescentes. Victória reside no bairro Navegantes e era estudante da escola municipal Arno Nienow quando foi escolhida delegada na etapa municipal. Atualmente, é estudante do curso técnico de Eletrotécnica, na Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha.
Animada com a participação nas conferências, Victória destacou que gosta de política, tendo defendido no evento a presença do tema nas escolas. Uma das propostas possíveis, na sua visão, é a criação do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), que objetiva promover o protagonismo e a participação de crianças e adolescentes nos espaços de convivência e de construção da cidadania, inclusive nos processos de formulação, deliberação, monitoramento e avaliação das políticas públicas.
A presidente do CMDCA de Dois Irmãos, Francini Gross, considera positiva a participação da estudante do município nas conferências e disse que vai levar a proposta da criação do CPA na próxima reunião do conselho.