(Fotos: Divulgação / PMDI)
Nesta terça-feira (21) foram aplicadas as provas da Avaliação Interna da rede municipal de Dois Irmãos. A avaliação foi criada no ano passado pela Secretaria de Educação, com o propósito de ampliar as ferramentas de análise do processo de aprendizagem. Neste ano, foi ampliada para mais três anos do ensino fundamental, englobando, além dos alunos do 5º e do 9º ano, os estudantes do 2º, do 4º e do 8º. Ao todo, são 1.278 estudantes de 62 turmas das nove escolas municipais.
Elaboradas mais uma vez pelo Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), as provas são aplicadas pelos professores municipais e abordam os componentes curriculares de matemática e português, variando de 32 a 52 questões. “Quase triplicamos o número de estudantes que estão sendo avaliados e vamos ampliar o diagnóstico da rede para atuar pedagogicamente, desde o primeiro o primeiro trimestre, com base nos resultados da Avaliação Interna”, enfatiza a secretária de Educação, Denise Maldaner.
Para a coordenadora do Programa de Residência Pedagógica do ISEI, professora Delci Heinle Klein, a Avaliação Interna de Dois Irmãos é uma ferramenta que vai aprimorar o ensino e direcionar o foco para as necessidades individuais dos alunos. “A prova de múltipla escolha vai além de apenas fornecer respostas prontas, sendo uma ferramenta para avaliar o progresso dos alunos. É um diagnóstico que ajuda os professores a identificar áreas de aprendizado que necessitam de reforço, permitindo intervenções específicas”, explica Delci.
A avaliação também será realizada no segundo semestre, com a aplicação prevista para setembro. Além de elaborar as provas, a contratação do ISEI contempla a apresentação geral dos resultados, com relatórios gerais e individualizados por turma, e a devolutiva presencial para as equipes diretivas e professores das áreas avaliadas.