(Fotos: Divulgação)
A partir de segunda-feira (27), Dois Irmãos recebe o Festival de Filmes Teixeirinha. Os filmes serão apresentados nos dias 27 e 30 de junho e 1º e 2 de julho, com vários horários e sessões destinados a públicos diferentes (estudantes, idosos e comunidade).
O ponto alto do festival será a apresentação do dia 30 (quinta-feira), às 19h, no Espaço Cultural Antiga Matriz, igreja com mais de 150 anos que foi tombada, restaurada e se transformou em Centro Cultural. A religiosidade era tema frequente na obra de Teixeirinha; católico, devoto de Nossa Senhora de Fátima, o ídolo tinha sempre cenas e aparições em igrejas, festas e casamentos. O prefeito Jerri Meneghetti ressalta a importância deste resgate cultural e histórico, de um período onde as coisas eram mais difíceis e as pessoas não tinham tanto acesso ao cinema. “Sem contar nas produções áudio visuais, que são Gaúchas, e Teixerinha foi de fato um nome histórico e deixou um legado em nosso Estado”, comenta.
O evento itinerante tem a proposta de apresentar filmes estrelados entre 1967 e 1981, que mostram a trajetória vitoriosa, contam com produção, atuação e roteiro deste que foi um dos primeiros artistas pop do país. São comédias, dramas e aventuras que revelam cenas de sua intimidade em andanças pelos palcos do país e exterior. Desde a década de 1960, estes filmes foram vistos por mais de 10 milhões de pessoas, e em todo Brasil Teixeirinha vendeu mais de 190 milhões de discos.
SAIBA MAIS
A abertura do projeto aconteceu dia 26 de maio em Rolante, local de nascimento de Vitor Mateus Teixeira, o Teixeirinha. O Festival já passou também por Santa Cruz do Sul, Santa Maria e segue até dezembro, com previsão de apresentação em cerca de 150 municípios, mais de 1.200 sessões para um público de 200 mil pessoas.
O projeto é realizado pela filha Nancy Margareth Teixeira, representante da Teixeirinha Produções Artísticas, e Carlos Eugênio Peralta, da Guarujá Filmes e Fato Comunicação Integrada. “O festival é um grande movimento em prol da cultura, vai fazer os corações do Rio Grande e do Brasil baterem mais forte. Estes filmes há mais de 40 anos não eram exibidos de maneira pública. Será uma experiência inesquecível de emoção e encantamento para os espectadores e fãs do meu pai. Ele cantava para grandes multidões e tinha o prazer de ir onde o público estava. Era idolatrado por milhões de brasileiros de sul a norte e em toda a América de língua espanhola”, afirma Nancy.
PROGRAMAÇÃO
Dia 27 de junho (segunda-feira)
– Teatro Adriano Schenkel
8h30 / 14h30- “Teixeirinha a Sete Provas” para alunos do 9º ano
Dia 30 de junho (quinta-feira)
– Teatro Adriano Schenkel
8h30- “Teixeirinha a Sete Provas” para alunos do 9º ano
15h- “A quadrilha da Perna Dura” para grupo de idosos
– Espaço Cultural Antiga Matriz
19h- “Coração de Luto” para a comunidade, com participação do ACTG Portal da Serra
Dia 1º de julho (sexta-feira)
15h- “Tropeiro Velho” no teatro da Praça Ipê Amarelo (Loteamento 48)
19h- “Pobre João” no CTG Liberdade Gaúcha (São João)
Dia 2 de julho (sábado)
19h- “Gaúcho de Passo Fundo” na Associação de Moradores do Travessão