Encontro aconteceu na última sexta-feira
Pouco mais de 30 pessoas participaram da audiência pública sobre o Plano Diretor, na última sexta-feira (19), na Câmara de Vereadores de Dois Irmãos. O projeto de Lei 026/2019 está sendo analisado pelo Poder Legislativo desde maio e, segundo o presidente Sérgio Fink (MDB), deve ser votado na sessão do próximo dia 12 de agosto.
A Comissão do Plano Diretor na Câmara é formada por Joracir Filipin (PT) como presidente, Elony Nyland (MDB) como vice-presidente e Eliane Becker (PP) como relatora. Durante a análise do documento, eles já ouviram engenheiros e arquitetos, e ainda acompanharão uma palestra técnica ao lado dos demais vereadores. Na audiência de sexta, o público teve a oportunidade de se manifestar e dar sugestões. Foram levantadas questões como recuos, novos loteamentos e outorga onerosa do direito de construir. O Plano Diretor de Dois Irmãos teve sua última revisão em 2006 e deveria ter sido revisado novamente em 2016.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Dois Irmãos, Pedro Joãozinho Becker, chamou atenção para a importância de se preservar o espaço rural, citando como exemplo a Rua Alberto Rübenich, no Travessão Rübenich. “Quando abrimos o leque urbano, o impacto é sempre muito forte. Temos que cuidar para não fragmentar demais as áreas”, observou. A arquiteta Ingrid Arandt endossou a preocupação. “A questão da paisagem também faz parte do Plano Diretor, é fundamental para preservar a história do município, senão vira uma cidade extremamente urbanizada”, comentou.