Projetos estão sendo avaliados por um grupo formado por 50 profissionais
Reunindo trabalhos que se destacaram em feiras internas, ocorre nesta quinta e sexta-feira, dias 22 e 23 de agosto, a 1ª Mostra de Projetos das Escolas de Dois Irmãos (MOPEDI). Ao longo destes dois dias, 44 projetos estão expostos no Ginásio Arno Nienow, no bairro Navegantes, e poderão ser visitados por toda a comunidade. Os três melhores receberão credencial para a MOSTRATEC JR, prevista para acontecer de 22 a 24 de outubro, na FENAC, em Novo Hamburgo; e dois trabalhos (Educação Infantil e Ensino Fundamental) receberão credencial para a Multitec, da escola estadual técnica Affonso Wolf, que ocorre no dia 5 de outubro.
Durante a abertura oficial do evento, que ocorreu na manhã de hoje, a Secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, destacou que a realização da MOPEDI foi uma das metas traçadas no início de 2018. “Nosso objetivo era enaltecer o trabalho e estudo de professores e alunos”, reforçou, contando que a Mostra vinha sendo pensada desde o ano passado. “Parecia ser muito longe, e agora, 22 de agosto, estamos realmente concretizando a nossa MOPEDI”, disse Denise, agradecendo e parabenizando a todos os envolvidos na organização. “Um agradecimento especial à prefeita Tânia (da Silva) e ao vice Jerri (Meneghetti), por acreditarem no que nós, educadores, almejamos para os nossos alunos”, completou.
Com o desejo de que a Mostra se fortaleça cada vez mais, a prefeita Tânia da Silva ressaltou a importância da participação das famílias ao longo do evento. “Eu quero que convoquem os pais, avós, padrinhos, as famílias de vocês, para que venham e prestigiem os seus trabalhos; eles são muito mais importantes do que qualquer avaliador que passar por aqui”, disse Tânia.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Após meses de muito trabalho, a Comissão Organizadora, formada por Bruna Fernanda Utzig Immig, Ivana Soligo Collet, Carmen Royer, Cristina Stoffel Görgen, Joceline Mausolff Grübel e Dirce Maria Sausen, acompanhou, orgulhosa, a abertura da Mostra.
Coordenadora do grupo, Bruna falou da dedicação dos alunos no desenvolvimento dos projetos, o que engrandece a iniciativa. “Estas crianças e jovens tiveram a coragem e a ousadia de ir além do já conhecido. Através de seu trabalho dentro da sua realidade local, descobriram coisas que nenhum pesquisador jamais utilizou como objeto de pesquisa. Isto é ciência hoje”, destacou ela, ressaltando a atuação das escolas neste processo. “Nos orgulha termos chegado a este momento, pois percebemos o movimento das escolas em trabalhar dentro de uma metodologia em que o aluno é mais ativo, por projetos e através da pesquisa. A Mostra Municipal é um espaço para tornar visível este trabalho para a comunidade e também para promover a troca de conhecimento, de descobertas”, finalizou.
Nesta sexta-feira a MOPEDI ocorre das 8h às 20h. Vale a pena a visitação. São mais de 100 alunos trocando conhecimento sobre os mais diversos assuntos, entre eles depressão na adolescêndia, homossexualidade e preconceito, abandono e envenenamento de animais, ética jornalística, acessibilidade para cadeirantes, massinha de modelar comestível, saúde das crianças no outono e incidência do câncer na cidade.
Denise, Joceline, Dirce, Bruna, Tânia, Carmen, Ivana e Cristina