Brigada Militar forma 706 sargentos na primeira turma de um total de três

22/12/2021
Fonte: Governo RS

Fonte: Governo RS

A Brigada Militar realizou formatura do Curso Técnico de Segurança Pública da Brigada Militar (CTSP) nesta quarta-feira (22). Ao todo, 706 alunos foram habilitados ao cargo de segundo-sargento. As solenidades ocorreram de forma simultânea em Porto Alegre, Passo Fundo, Montenegro, Osório, Rio Pardo, Santa Maria e Santa Rosa. O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, participaram da cerimônia na Academia de Polícia Militar (APM), na capital, onde se formaram 246 sargentos.

Em nome da sociedade gaúcha, o governador Eduardo Leite agradeceu aos formandos pela escolha da missão de servir ao povo e garantir a segurança. “Os que se dedicam à causa da segurança pública merecem o nosso mais profundo reconhecimento e gratidão. Se os milhões de gaúchos hoje circulam com a sensação crescente de segurança no dia a dia, e se temos uma redução profunda dos indicadores de criminalidade em todas as regiões do Estado, é também pelo trabalho dedicado dos nossos profissionais da segurança. E com a recuperação da capacidade de investimento, podemos agora realizar o chamamento desses profissionais todos os anos, sem deixar que se abra defasagem no efetivo e sem a retenção das promoções”, afirmou Leite.

O CTSP, que habilita soldados e terceiros-sargentos ao cargo de segundo-sargento, começou em agosto de 2021. Os 706 alunos, entre os quais 651 homens e 55 mulheres, completaram 670 horas-aula, com disciplinas de técnicas de ensino, Direitos Humanos, Direito Penal Militar, Análise Criminal e estágio operacional entre outros. O curso foi supervisionado pelo Departamento de Ensino e coordenado pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS). O segundo-sargento Carlos Alexandre Lopes da Silva foi o primeiro colocado no curso, com média final 10.

O CTSP tem o objetivo de habilitar o policial militar para o desempenho das funções de sargento, proporcionando conhecimento teórico que o qualifique para o correto desempenho das atividades, aliando os conhecimentos profissionais adquiridos pela experiência na BM aos saberes acadêmicos proporcionados pelo curso. A qualificação busca promover uma polícia cidadã voltada para a prestação do serviço de segurança pública com qualidade, norteada pelo princípio estado democrático de direito.

 

SAIBA MAIS

A turma formada nesta quarta é a primeira de três previstas, que irão totalizar 2.100 vagas abertas no chamamento autorizado neste ano. O preenchimento das vagas seguiu o critério de 50% por antiguidade na corporação e 50% por merecimento, que consistiu na aplicação de uma prova para todos os candidatos.

Paraninfo da turma, o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Vanius Cesar Santarosa, falou sobre a importância da função de sargento, elo entre o comando e a tropa. “A função de sargento é fundamental na cadeia de comando. O sargento é o gestor da capacitação técnica e tática dos soldados, o responsável pelo cumprimento e atuação da doutrina e também por manter o entusiasmo de bem cumprir a missão, que é proporcionar segurança ao povo gaúcho”, destacou.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela