“Foi uma experiência fantástica, com muitos aprendizados”, afirma Tavares

22/12/2023
Na despedida da pasta: Jerri, Tavares, Juarez e João Luiz (Foto: Divulgação / PMDI)

Na despedida da pasta: Jerri, Tavares, Juarez e João Luiz (Foto: Divulgação / PMDI)

Depois de um ano e sete meses, Nilton Tavares deixou a Secretaria da Saúde no início de dezembro para reassumir sua cadeira da Câmara de Vereadores de Dois Irmãos. Ele inclusive comandará o Poder Legislativo em 2024, ano de eleição municipal.

Tavares tem 53 anos de idade, atuou na Brigada Militar durante 26 anos, sendo seis em Dois Irmãos, e mora no município há duas décadas. Em entrevista ao JDI, o ex-secretário falou sobre sua passagem pela nevrálgica pasta da saúde e o que espera do trabalho à frente da Câmara.

 

Como analisa sua passagem pela Secretaria da Saúde?

Tavares – Foi uma experiência fantástica, com muitos aprendizados. Um desafio, pois não tinha noção da estrutura da Secretaria da Saúde. Serei sempre grato ao auxílio e parceria dos nossos servidores, de todos os departamentos e órgãos vinculados, desde sempre houve uma grande conexão, pois temos o mesmo propósito de trabalho e de servir.

 

Quais foram as maiores dificuldades?

Tavares – Na verdade, a grande dificuldade, se é que posso colocar assim, é o como lidar com as pressões que o cargo impõe no dia a dia. Existem gargalos no atendimento em alta especialidade que não passam pela nossa gestão, pois competem ao Estado. De certa forma todos os assuntos da secretaria chegam de alguma forma ao secretário, porém a equipe filtra e dá o suporte necessário. É uma função que exige grande esforço mental, emocional e de certa forma até espiritual, pois por mais que se faça, que se busque ser proativo, os problemas e demandas sempre te desafiam. É uma guerra diária a ser vencida. Só é possível com um trabalho em equipe, pois não existe o exército de um homem só.

 

Quais foram as principais conquistas e melhorias no período?

Tavares – Penso que dessa parceria em equipe vão ficar bons frutos como: a implementação da troca da gestão do Hospital São José, com uma nova modelagem de parceria com a prefeitura municipal, e esta, por sua vez, tendo mais voz ativa junto ao prestador, pois o objeto é um termo de colaboração e não um contrato puramente. Inauguramos a UBS Vale Verde, que trouxe melhor acesso aos serviços à comunidade dos bairros Floresta e Vale Verde, bem como oferecemos melhores condições de acesso aos moradores da área da UBS Centro, inclusive com a ampliação do horário de atendimento passando a ser de 12 horas dia (das 7h às 19h). Também importante ressaltar que a população da UBS Centro conta agora com as visitas domiciliares de médico e enfermagem, como as outras Unidades de Saúde, além de procedimentos de curativos, aplicação de medicamentos e observação, tornando o serviço mais resolutivo. Instalamos as salas de vacinas da UBS Primavera e UBS Navegantes, ampliamos o acesso às salas de vacinação no horário do trabalhador (das 17h às 20h), em toda a rede, facilitando o acesso da comunidade. Implantação plena dos protocolos em toda a rede de atenção básica, padronizando as condutas e a forma de atendimento, sem no entanto tirar a discricionariedade dos profissionais em saúde. Criação do grupo de curativos especiais, serviço prestado nas residências por profissionais treinados e com medicamentos e insumos de altíssima qualidade, trazendo conforto e resolutividade aos pacientes. A realocação do Centro de Atenção Psíquico e Social – CAPS – e da Vigilância Sanitária em um espaço mais qualificado, e com melhores acomodações para o atendimento do usuário e para os servidores. Criação no organograma da secretaria e implantação do setor de regulação e marcação de consultas e exames, assim estabelecendo os fluxos e processos mais adequados aos encaminhamentos da população. Por último, deixamos entregue uma renovação de frota para a assistência e transporte de passageiros de seis veículos novos zero quilômetro, sendo três Spins e três Argos.

 

O que dizer da saúde pública de Dois Irmãos?

Tavares – Por mais que alguns com interesses diversos não entendam ou não queiram entender como são e como ocorrem as ações em saúde pública, eu digo que a nossa saúde é de excelente qualidade! Isso pelo trabalho sério de profissionais que fazem o seu melhor no dia a dia. Seja pelos servidores que coordenam as políticas públicas em saúde ou os que estão lá na ponta executando.

 

Por que decidiu retornar ao Poder Legislativo?

Tavares – Retornei por conta da necessidade de cumprir o mandato que me foi honrosamente confiado pela população. Mesmo que como secretário municipal eu também esteja a serviço da população, tenho uma obrigação com o Legislativo.

 

O que pretende como presidente da Câmara em 2024?

Tavares – Quero levar capacidade de diálogo em um período que pode ser mais contundente. A Câmara é literalmente a casa do povo e é um espaço de debates; gostaria que fosse o mais produtivo possível. Penso que podemos aproximar o Legislativo dos estabelecimentos de ensino, como forma de uma educação para a cidadania, para que as crianças e os jovens tenham a noção da importância de entender os processos políticos e as suas decisões na vida prática do dia a dia. Tenho outras ideias que estou formatando.

 

Como analisa a votação para a presidência, que teve três abstenções?

Tavares – Entendo que são perfeitamente normais neste momento em que nos aproximamos de um ano eleitoral. Os colegas têm direito a firmarem suas posições político-ideológicas. Como disse na minha manifestação após a eleição: faz parte do processo democrático. Por outro lado, eu não poderia deixar de representar o meu partido nesta nova missão, uma vez que os outros colegas de bancada declinaram e entendiam que o meu nome era o mais adequado. Analisando os números do último pleito na representação da Câmara, temos em votos válidos: PP com 32,02%, MDB 24,35%, PT 14,13%, PSB 11,73% e PDT com 9,72% dos votos válidos. A presidência do Progressistas na Casa é a mais pura afirmação da democracia.

 

Pretende concorrer novamente a vereador no próximo ano?

Tavares – Eu assumi um compromisso de concorrer lá atrás, pela confiança num grupo de pessoas. Se elas entenderem que eu posso continuar agregando no time, o meu nome estará às ordens novamente.

 

*

 

Agradecimento ao ex-secretário Tavares

No último dia 11, a Câmara de Vereadores recebeu na tribuna o servidor da Secretaria da Saúde Roque Mombach, popular Tigrão. Ele fez um agradecimento ao vereador Nilton Tavares (PP) por seu trabalho como secretário municipal.

– O pessoal vai sentir tua falta, Tavares. Que você continue sendo esse cara incrível, com um coração gigante. Somos gratos pela tua dedicação à frente da Secretaria da Saúde.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • doação de sangue
  • JDI digital

COLUNAS

Como é que o AZARÃO venceu?

Como é que o AZARÃO venceu?

Alan Caldas   06/11/2024

DIA DA INOCÊNCIA

DIA DA INOCÊNCIA

Opinião   11/10/2024

FOTOS DO DIA

Guardião ou presença indesejada? Urubus chamam atenção no alto dos prédios (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela