Fonte: Abicalçados
O Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), gerou mais de R$ 872,3 milhões (US$ 147,5 milhões) em exportações de calçados ao longo de 2023. A cifra está em relatório da Abicalçados e soma negócios efetivados e alinhavados em eventos e ações apoiadas pelo programa.
A gestora de Projetos da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, conta que, em 2023, foram investidos R$ 20,3 milhões em ações do programa, considerando o investimento da ApexBrasil das contrapartidas das empresas. O retorno sobre investimento foi de R$ 43 para cada R$ 1 investido. Além disso, o valor gerado pelas ações responde por 14,5% do total que deve ser gerado pelas exportações totais de calçados em 2023 (US$ 1,2 bilhão ou R$ 6 bilhões). “A parceria com a ApexBrasil, que vem de longa data, é um diferencial importantíssimo para as exportações brasileiras de calçados, não somente em quantidade, mas em qualidade”, diz.
Desde o primeiro convênio assinado, em 2000, as exportações brasileiras de calçados passaram por uma maior pulverização, passando de 99 destinos para mais de 170 destinos em todos os continentes do mundo.
Confira as ações do Brazilian Footwear em 2023
Expo Riva Schuh (Itália) I
US$ 32,2 milhões
Missão Colômbia I
US$ 1,5 milhão
Joor (plataforma digital)
US$ 637 mil
Circuito EUA (Magic/Project Las Vegas + Atlanta Shoe Market + Magic NY + Playtime NY)
US$ 7,6 milhões
Micam Milano (Itália) I
US$ 32,8 milhões
Missão Colômbia II
US$ 6,6 milhões
Expo Riva Schuh (Itália) II
US$ 32,5 milhões
Magic/Project Las Vegas + Atlanta Shoe Market (EUA)
US$ 6,7 milhões
Micam Milano (Itália) II
US$ 30 milhões
Magic NY (EUA)
US$ 1,93 milhão
Projeto Comprador Vip BFSHOW - Brasil
US$ 22 milhões