(Foto: Arquivo JDI)
Investigado por fomentar o tráfico de drogas em Dois Irmãos, um jovem de 21 anos foi preso em flagrante pelo crime na sexta-feira (20), durante ação da Delegacia de Polícia Civil do município. De acordo com o delegado Felipe Borba, a equipe cumpria mandado de busca e apreensão na casa do indivíduo, no Centro da cidade, quando localizou uma porção de maconha.
O morador não tem antecedentes criminais, porém, segundo o delegado Borba, é investigado por ser um dos responsáveis pelo tráfico na Praça Algemiro Fleck, mais conhecida como Praça do Fórum. O delegado chama a atenção para duas situações que vêm se tornando cada vez mais comuns na traficância: a inexistência de antecedentes criminais e a reduzida quantidade de droga encontrada. “As pessoas atraídas para a traficância estão seguindo a orientação de não concentrar a droga em apenas um local, a fim de dificultar a autuação em flagrante, e jovens sem antecedentes também estão sendo aliciados, igualmente para que utilizem o argumento de que a droga eventualmente encontrada seria para uso próprio. No entanto, por meio de diligências policiais e das técnicas de investigação que utilizamos, conseguimos deixar claro o envolvimento da pessoa com a comercialização de substâncias entorpecentes, como é o caso de hoje. Trata-se de indivíduo com emprego formal, sem antecedentes, mas que vinha se dedicando à distribuição de drogas na cidade”, completa.
A polícia também reforça que seguirá com as investigações, para identificar e prender outras pessoas envolvidas com o tráfico de drogas na cidade. “É importante que os jovens não acreditem na fantasia da impunidade, e esperamos que a prisão de hoje (sexta) sirva de desestímulo para aqueles que estejam cogitando conquistar aumento de renda ou obter equivocado status perante seus grupos, que parece ser o que acaba motivando os indivíduos para tais práticas ilícitas”, ressalta o delegado.
Conforme o delegado Borba, durante audiência de custódia ocorrida no sábado (21), no Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional – NUGESP, o juiz homologou o flagrante do jovem, mas em seguida concedeu a liberdade provisória com uso da tornozeleira eletrônica.
Denuncie!
Qualquer informação pode ser repassada para a Delegacia de Dois Irmãos pelo telefone (51) 3564-1190 ou pelo WhatsApp (51) 98543-7318, garantindo-se o sigilo.