(Foto: Polícia Civil)
Apontados por envolvimento em um roubo de carga de telefones celulares, ocorrido em março de 2023, no bairro Travessão, em Dois Irmãos, três indivíduos foram presos na manhã desta terça-feira (23), na Região Metropolitana, durante ação da Delegacia de Dois Irmãos, coordenada pelo delegado Felipe Borba.
A ofensiva, que recebeu o nome de Operação Gesetz, contou com apoio de agentes da DIPAC do DPM, 1ª DP de Alvorada, 12ª DP de Porto Alegre, DRACO e 1ª e 2ª DP de São Leopoldo e 2ª DP de Novo Hamburgo. Em quatro horas de operação, 35 agentes, divididos em 15 viaturas, cumpriram sete mandados de busca e apreensão e três de prisão preventiva.
De acordo com a polícia, dois mandados de prisão preventiva foram cumpridos no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre, e um no bairro Igara, em Canoas. Dois homens já tinham antecedentes criminais. Um deles por roubo, porte ilegal de arma de fogo, receptação e lesão corporal, e o outro por receptação. O terceiro não tem antecedentes. Um quarto indivíduo, preso em flagrante por tráfico de drogas e posse de munição e acessórios de arma de fogo, também foi capturado em Porto Alegre, porém, segundo a polícia, ele não é investigado pelo roubo em Dois Irmãos. O homem tem antecedentes por lesão corporal, receptação, vias de fato, roubo de veículo, roubos a pedestre, estelionato, posse e porte de arma de fogo.
Conforme a polícia, um dos alvos com prisão preventiva decretada ainda não foi localizado.
Durante as buscas realizadas na manhã desta terça, os policiais apreenderam porções de cocaína e maconha, munições, uma arma calibre 9mm com numeração raspada, itens eletrônicos oriundos de descaminho e carga de suplementos alimentares sem procedência, além de aparelhos celulares e quantia em dinheiro.
Em atenção à Lei de Abuso de Autoridade, a Polícia Civil não divulgou dados sobre a identidade dos presos, e, em razão de existirem diligências pendentes de conclusão, outras informações seguem em sigilo para resguardar a investigação.
Segundo a delegacia local, a autoria do roubo foi esclarecida após investigação que contou, também, com informações encaminhadas pela Divisão de Inteligência do Departamento de Polícia Metropolitana.
Apresentados na Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) de Novo Hamburgo, em seguida os indivíduos seriam encaminhados ao sistema prisional.
Relembre o crime
O roubo ocorreu por volta das 17h do dia 13 de março de 2023, na rua Alberto Rübenich. O alvo foi o caminhão de uma empresa de entregas. De acordo com a polícia na época, o motorista, de 31 anos, e o ajudante, de 22, seguiam pela estrada, quando foram interceptados por um Renault Logan prata, ocupado por indivíduos armados.
Conforme o relato das vítimas à polícia, dois assaltantes desceram do carro e ingressaram no caminhão, ordenando que o motorista seguisse em direção à rua Pedro Enzweiler, que fica no mesmo bairro. Segundo as vítimas, desde o início os assaltantes perguntavam por iPhones, alegando saber que haviam carregado os aparelhos instantes antes. Chegando na rua Pedro Enzweiler, mais dois veículos deram apoio aos bandidos, um Renault Sandero prata e uma Volkswagen Kombi branca, para onde foi baldeada a carga de celulares. Foram roubados 34 iPhones e mais os aparelhos celulares das vítimas. Um deles foi localizado por populares instantes depois, ainda no Travessão.
Denuncie!
Qualquer informação pode ser repassada para a Delegacia de Dois Irmãos, pelo telefone (51) 3564-1190 ou WhatsApp (51) 98543-7318, garantindo-se o anonimato.