Prefeito Jerri analisa ano que passou e diz o que espera de 2026 para Dois Irmãos

23/01/2026
(Foto: Divulgação / AL)

(Foto: Divulgação / AL)

Na última semana, o Jornal Dois Irmãos encaminhou cinco questões para o prefeito Jerri Meneghetti, a fim de saber sua análise sobre 2025 e o que esperar de 2026 para Dois Irmãos.

Entre obras e ações previstas para o novo ano, ele destaca a conclusão da nova Escola Municipal Justino Vier, no bairro União, e a recuperação da Avenida Sapiranga. O chefe do Poder Executivo também falou sobre a influência do ano eleitoral na vida dos municípios. Confira:

 

O que esperar do ano de 2026 para Dois Irmãos?

Prefeito Jerri – Creio que 2026 seja mais um ano de uma sequência de desenvolvimento do nosso município. Entretanto, alguns desafios serão postos no caminho: teremos, por exemplo, eleições presidenciais, o que pode ter influência no aspecto macroeconômico, causando reflexos em todos os cidadãos, comércio, serviços e indústria. Consequentemente, para a administração pública municipal é um ponto muito forte de atenção devido a possibilidade de queda nas receitas. De modo geral, esperamos que o saldo seja positivo.

 

Quais as principais obras e projetos a serem desenvolvidos nos próximos 12 meses?

Prefeito Jerri – Conclusão da obra da nova Escola Justino Vier, obras de melhorias em vias públicas, com destaque para a recuperação da Avenida Sapiranga, e obras de melhorias em estabelecimentos públicos como escolas e unidades de saúde.

 

De que forma ano eleitoral e de Copa pode influenciar os municípios?

Prefeito Jerri – A Copa do Mundo pode não ter influência, mas as eleições podem ter reflexos diretos na receita do município, na tramitação de demandas encaminhadas junto ao Estado e município, bem como a possibilidade de aprovação de novas leis de cunho “eleitoreiro” que aumentem as despesas e as responsabilidades dos municípios, para agradar certos segmentos.

 

Como foi o ano que passou para a administração municipal?

Prefeito Jerri – Apesar dos desafios enfrentados, foi um ano de muitas conquistas. Dois Irmãos foi reconhecida regional e nacionalmente pela sua qualidade de vida, desenvolvimento e atuação da administração pública; entregamos obras importantes, melhoramos serviços, reorganizamos algumas áreas, consolidamos a permanência da montadora Mahindra e recebemos novos empreendimentos no município.

 

Recentemente, a prefeitura sofreu a perda do seu secretário de Administração. Quem responde pela pasta ou quem deve assumir?

Prefeito Jerri – Infelizmente tivemos essa triste notícia logo no primeiro dia do ano (morte de Carlos Alberto Kasper). Já fizemos uma organização interna para conduzir temporariamente o trabalho, com o secretário da Fazenda, Afonso Bastian, respondendo interinamente pela Administração também, mas com o apoio de outras secretarias para diluir o volume de trabalho. Estamos avaliando alguns nomes e algumas situações, o que resultará em uma decisão nos próximos dias.


› Compartilhe

  • assinatura digital

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2026, Todos os direitos reservados Agência Vela