(Foto: Octacílio Freitas Dias)
O Governo do Estado manteve a Região 7 (Novo Hamburgo) em bandeira preta (risco altíssimo), mas não suspendeu o sistema de cogestão, como chegou a ser cogitado ao longo desta segunda-feira (22). Assim, a partir desta terça (23), Dois Irmãos passa a operar com protocolos de bandeira vermelha.
O que vale para todos os municípios do Rio Grande do Sul, independentemente da cor da bandeira, é a suspensão geral das atividades consideradas não essenciais no período das 20h às 5h da manhã. Devem estar fechados, sem público ou clientes, estabelecimentos de atendimento ao público, reuniões, eventos, aglomerações e circulação de pessoas tanto em áreas internas quanto externas, em ambientes públicos ou privados. As exceções devem ser mantidas: farmácias, hospitais e clínicas médicas, serviços funerários, serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro; assistência social e atendimento à população vulnerável; hotéis e similares; postos de combustíveis e estabelecimentos dedicados à alimentação e hospedagem de transportadores de cargas e de passageiros; e estabelecimentos que funcionem em modalidade exclusiva de tele-entrega. A suspensão geral também não atinge atividades industriais noturnas.
A partir desta terça-feira, a equipe da Vigilância Sanitária passará novamente pelos estabelecimentos para orientações, e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está à disposição para sanar dúvidas.