Morro Reuter decreta situação de emergência em decorrência da estiagem

23/02/2022
Lavanda, símbolo do município, também é afetada

Lavanda, símbolo do município, também é afetada

A falta de chuva em todo Estado do Rio Grande do Sul não exclui Morro Reuter da lista de municípios que sofrem perdas na produção agrícola e agropecuária. Com isso, a administração municipal enviou à Defesa Civil, nesta terça-feira (22), decreto de situação de emergência. O documento tem validade de 180 dias.

Conforme a prefeita Carla Chamorro, o decreto se fez necessário pela preocupação com as famílias que passam por essas perdas. “Estamos atentos à estiagem e às consequências dela na produção de cada família que sente comprometimento em várias culturas”, comenta. A secretária de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Sônia Feldmann, acrescenta que o laudo técnico mostra perdas importantes tanto na agricultura quanto na pecuária. “Na reunião do Comdagro, mapeamos essas perdas em diferentes cadeias produtivas”, afirma.

 

Prejuízo estimado em R$ 12,6 milhões

Na segunda-feira (21), em reunião do Conselho Municipal de Agricultura (Comdagro), foi apresentado laudo técnico elaborado pela Emater avaliando o período de 5 de dezembro de 2021 a 21 de fevereiro de 2022. No documento, a estimativa de prejuízos decorrentes da estiagem com o setor primário de agricultura e pecuária representa um montante de R$ 12.643.500,00. Os principais cultivos com prejuízo são acácia (casca), aipim, feijão (2ª safra), fruticultura, hortaliças, leite, milho (grão), milho (silagem), lavanda, mel e piscicultura.


› Compartilhe

  • Instagram
  • doação de sangue

COLUNAS

Melhor seguir filtrando

Melhor seguir filtrando

Pitter Ellwanger   01/07/2022

Playlist #48

Playlist #48

Pitter Ellwanger   01/07/2022

FOTOS DO DIA

Sentinela – De olhar atento a todos os movimentos (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2022, Todos os direitos reservados Agência Vela