Campana Flamenca celebra 25 Anos com espetáculo em Dois Irmãos

23/05/2025
(Fotos: Divulgação)

(Fotos: Divulgação)

Neste domingo (25), o Espaço Cultural Antiga Matriz (ECAM) de Dois Irmãos recebe o espetáculo Campana Flamenca 25 Anos, com participação especial da Cia de La Arte Negra. Com aproximadamente 1 hora de duração, o evento promete unir técnica, emoção e história em apresentações de flamenco, estilo artístico declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Esta não é a primeira vez que a companhia se apresenta em Dois Irmãos; a primeira foi em 2013. A bailaora e diretora da Campana Flamenca, Ana Cândida Amaral, destaca a relevância de levar esta arte a uma região de colonização alemã, onde o flamenco ainda é pouco difundido. “É uma cultura popular, que vem do povo e toca corações. Precisamos conquistar o público para criar aficionados”, explica a Ana Cândida, com 40 anos de trajetória na dança.

O grupo busca compartilhar emoções e reforçar a importância de espaços culturais como o ECAM, tradicionalmente voltado à promoção artística. “Queremos que todos sintam a paixão que move nossa arte há 25 anos”, afirma a diretora.

Nascido no sul da Espanha, o flamenco transcende fronteiras e não pertence mais apenas aos espanhóis, mas ao mundo. A dança, marcada pela percussão dos pés, uso de castanholas, chapéus e leques, alia força e delicadeza. “Nosso maior diferencial é a dinâmica do sapateado, que dialoga diretamente com a música”, finaliza a bailaora Ana Cândida.

 

SAIBA MAIS

O espetáculo inicia às 18h e tem entrada franca. Serão nove coreografias que contam a história da dança espanhola em Novo Hamburgo – dos tempos do grupo Alegrias de España ao nascimento da Campana Flamenca. Tudo com um olhar esperançoso no futuro pós pandêmico, atravessando as dificuldades das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul e a vida vivida através da arte.

Com releituras coreográficas de Ana Cândida Amaral “La Campanera”, Ana Medeiros “La Negra”, Thaís Virgínia “La Sol” e Kátia Marin, o espetáculo conta com participações mais que especiais da exuberante “Cia de Arte La Negra”, de ex-bailarinas do corpo de baile do “Tablado Andaluz”, integrantes do extinto grupo “Alegrias de España”, além das alunas da Campana Flamenca. Ana Medeiros nas castanholas e Emily Borghetti no bumbo leguero, complementando um coro de vozes femininas, realizam um final surpreendente.

A apresentação contará com as seguintes bailaoras: Ana Cândida Amaral, Ana Medeiros, Bibiana Haubert, Camila Lopes, Daiana Dias, Emily Borghetti, Gabriela Nascimento, Julie Reichert, Luciana Meira, Luli Ávila, Mariana Kuhne, Patrícia Corrêa, Vera Amaral e Vera González.


› Compartilhe

  • assinatura digital

FOTOS DO DIA

Calor e sensação de abafamento marcam a semana (Foto: Octacílio Freitas Dias)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2026, Todos os direitos reservados Agência Vela