Miguel e Daniel com as medalhas conquistadas
A Cervejaria Rothenburg, de Dois Irmãos, foi premiada na Copa Sul-Americana de Cerveja 2024, que aconteceu no final de abril em Bento Gonçalves, na Serra. Foram duas medalhas de prata conquistadas: com o estilo Viena, na categoria European Origin Lager Styles; e com o estilo Weiss, na categoria German Origin Ale Styles.
Na última semana, o proprietário Miguel Schwengber e o cervejeiro Daniel Backes estiveram no Jornal Dois Irmãos para falar sobre a importante premiação.
– Para nós, foi uma grata surpresa, pois foi o primeiro festival do qual participamos. É uma coroação do trabalho que a gente vem executando há muito tempo, primando sempre pela qualidade, buscando fazer uma cerveja com os melhores ingredientes. E isso tem um simbolismo muito grande, pois a gente está entregando para os nossos clientes um produto que é reconhecido em um concurso com participação de cervejarias do Brasil e de outros países da América do Sul. É importante frisar, também, que essas são cervejas que a gente tem na casa: não fazemos nada diferente para chegar no concurso e ter algo que se sobressaia – comentou Miguel.
Ao todo, a Rothenburg participou do concurso com cinco estilos de cerveja. Entre as duas premiadas, destaque especial para a Weiss.
– A produção da Weiss é mais trabalhosa. Dos estilos que produzimos, é a cerveja que exige mais horas de trabalho. Justamente por isso, o prazer de ser premiado com ela é ainda maior – afirmou Daniel, que é de Presidente Lucena e mora em Dois Irmãos há 10 anos.
– A cerveja Weiss deve ter no mínimo 50% de trigo na composição do malte; a nossa tem 63% – acrescentou Miguel.