Fonte: g1 / Fotos: AFP
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou na abertura da Assembleia Geral na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nesta terça-feira (22). Como é de costume, o líder do Brasil foi o primeiro a falar no evento, seguido pelo presidente norte-americano, Donald Trump, representante do país anfitrião.
Embora o Brasil tenha aberto edições anteriores do evento, foi só a partir de 1955 que o país se tornou de fato o primeiro orador das Assembleias Gerais. A Assembleia Geral é um encontro anual que acontece entre os principais governantes e autoridades dos 193 Estados que fazem parte da organização. Vários eventos acontecem durante a reunião – que neste ano tem seis dias de trabalhos.
Origem da tradição
Há muitas teorias que explicam a origem da tradição. Uma delas afirma que o posto foi dado aos brasileiros como “prêmio de consolação” por ficar de fora do Conselho de Segurança na ONU.
Outra hipótese é a de que, para evitar aumentar a tensão entre Estados Unidos e União Soviética, que já existia à época dos primeiros eventos, o Brasil foi escolhido por ser considerado neutro.
A explicação mais difundida, no entanto, é outra. “Em tempos muito antigos, quando ninguém queria falar primeiro, o Brasil sempre se oferecia para falar primeiro. E assim ganhou o direito de falar primeiro na Assembleia Geral”, disse Desmond Parker, chefe de protocolo da ONU, à rádio norte-americana NPR em 2010.
O principal encontro é chamado de “Debate Geral”, que começou na terça-feira. Apesar do nome, não existe de fato um debate entre as nações. Cada país tem o direito de fazer um discurso para apresentar seu ponto de vista sobre o tema do encontro e a situação global.
Quando o Brasil não falou primeiro na Assembleia Geral?
Desde a 10ª sessão em 1955, o Brasil falou primeiro e os Estados Unidos falaram em segundo, com algumas exceções. São elas:
– Na 38ª (1983) e na 39ª (1984) sessões, os Estados Unidos falaram primeiro e o Brasil falou em segundo.
– Na 71ª sessão, em 20 de setembro de 2016, o Chade falou em segundo lugar devido ao atraso na chegada do presidente dos EUA.
– Na 73ª sessão, em 25 de setembro de 2018, o Equador falou em segundo lugar devido ao atraso na chegada do presidente Donald Trump.
Qual é a ordem dos oradores na Assembleia Geral?
Após a abertura da reunião pelo presidente da Assembleia Geral, a ordem dos oradores é: Antonio Guterres, secretário-geral da ONU; Annalena Baerbock, presidente da Assembleia Geral e ex-ministra das relações exteriores da Alemanha; Brasil; Estados Unidos (como país anfitrião).
A partir daí, a lista é baseada na hierarquia e, geralmente, por ordem de chegada. Os chefes de Estado falam primeiro, seguidos pelos vice-chefes de Estado e príncipes herdeiros, chefes de governo, ministros e chefes de baixo escalão de uma delegação.
As Nações Unidas foram formadas em 1945, com 51 membros originais e desde então cresceram para 193 membros. Líderes de dois Estados observadores não-membros – a Santa Sé e o estado da Palestina – e uma entidade observadora com condição especial, a União Europeia, também podem falar. Os líderes são solicitados a manter um limite de tempo voluntário de 15 minutos, embora esse número possa variar.