Sicredi Pioneira apoia primeiro curta-metragem sobre cooperativismo do Brasil

24/01/2022
Fonte: Assessoria de imprensa

Fonte: Assessoria de imprensa

Com uma narrativa leve e envolvente, o curta-metragem “O Caminho de Hans” será o primeiro filme de ficção brasileiro sobre cooperativismo. A iniciativa é alusiva às comemorações dos 120 anos da Sicredi Pioneira e conta com a produção da Convergência Produtora e da Accorde Filmes. A partir da perspectiva de um menino, o filme, ambientado no ano de 1903, mostrará como o cooperativismo transformou a vida de uma família com problemas financeiros, que morava no interior gaúcho. Inicialmente, o curta será inscrito em festivais de cinema nacionais e internacionais. As cenas do filme estão sendo gravadas nesta semana em locais das cidades de Nova Petrópolis e Picada Café, no Rio Grande do Sul.

Com um elenco composto por profissionais gaúchos, o filme traz nomes como: Antônio Zeni, Betinho Klein, Felipe Kannenberg e Renata de Lélis. O roteiro escrito por Leonardo Peixoto e Luiz Alberto Cassol busca mostrar o impacto do cooperativismo a partir da perspectiva de um menino chamado Hans, cuja família tem dificuldades financeiras e, então, conhece o cooperativismo através do Padre Amstad, que é o patrono do cooperativismo no Brasil e um dos fundadores da Sicredi Pioneira. “Nossa proposta foi criar um personagem que estivesse descobrindo o cooperativismo, assim como quem decidiu participar da cooperativa há 120 anos”, destaca o diretor Leonardo Peixoto, da Convergência Produtora. “Não se trata de um filme institucional, mas sim uma história de ficção sobre a essência do cooperativismo”, complementa Peixoto.

No curta, o ator Antônio Zeni interpreta o menino Hans, protagonista da história. “Foi muito interessante a construção do personagem, pois buscamos ao máximo conhecer as histórias da época e como as pessoas se comportavam”, explica. “Acho muito importante que todos conheçam essa história”, complementa Antônio.

 

Impacto do cooperativismo

Para a Sicredi Pioneira, o material audiovisual apresenta, de maneira implícita, os princípios do cooperativismo e como eles impactam a vida das pessoas. “Queremos mostrar o impacto que o cooperativismo traz para as comunidades onde uma cooperativa atua, socialmente e economicamente falando, e o quanto isso pode desenvolver de forma plena uma sociedade”, aponta Tiago Luiz Schmidt, presidente da Sicredi Pioneira.

Ele ainda explica que, apesar de ser um filme de época, o material consegue transitar por muitas temáticas pertinentes da atualidade. “São explorados diferentes temas, principalmente voltados ao respeito e à tolerância, mas também se dá destaque aos princípios do cooperativismo, como o interesse pela comunidade. Com isso, queremos mostrar que não adianta uma pessoa ter prosperidade de forma isolada, enquanto a comunidade passa por dificuldades. A construção de uma comunidade melhor e uma sociedade mais próspera passa pela evolução e a prosperidade de cada pessoa”, complementa Schmidt.


› Compartilhe

  • JDI digital
  • doação de sangue

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela