Lançamento reuniu autoridades e representantes de entidades na prefeitura
Na tarde desta terça-feira (24), na prefeitura de Dois Irmãos, foi apresentado o projeto da futura escola municipal do bairro União. Serão 4.202m² de área construída e capacidade para atender até 820 crianças. O investimento total é estimado em R$ 13,7 milhões.
– Esse será o maior investimento já executado na área da educação. Tanto eu, quanto nosso vice-prefeito (Juarez Stein), temos a convicção de que se trata de uma excelente oportunidade de proporcionar um futuro melhor para nosso município, através desta importante melhoria na estrutura educacional – disse o prefeito Jerri Meneghetti.
O edital de licitação já foi aberto e o prazo para entrega das propostas é 27 de fevereiro. Os trabalhos devem iniciar após os trâmites legais, como análises e possíveis contestações. A obra será feita com recursos próprios e o prazo estimado de conclusão, após seu início, é de 18 meses. O prefeito esteve em audiência com o ministro da Educação, em Brasília, com o objetivo de conseguir emendas parlamentares e/ou recursos do ministério, mas os padrões de construção e a quantidade de escolas financiadas pela União em cada Estado inviabilizam a contemplação de recursos para o município.
– O nosso IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) positivo nos coloca fora da lista de prioridades de investimento do governo federal. Além disso, emendas vêm muito fracionadas e com margem de contrapartida muito pequena. O jeito é utilizar das nossas reservas que trabalhamos para fazer investimentos – explicou o chefe do Executivo.
A escola terá três pavimentos e sótão. A concepção do projeto arquitetônico foi desenvolvida pelo arquiteto da Secretaria de Planejamento e Sustentabilidade, William Engeroff.
AGRADECIMENTO
O prédio ficará na Rua do Arroio, em um terreno de quase 6.000m² que unifica áreas institucionais dos loteamentos Montanha 1 e Montanha 2. Contemplará bairros como União, 7 de Setembro, Floresta e Vale Direito. Além de destacar sua equipe de trabalho, Jerri fez um agradecimento especial ao loteador Raul Wittmann.
– As áreas institucionais costumam ser menores, não contemplam uma obra deste porte. Ele antecipou a doação da área institucional de um futuro loteamento para contemplar o projeto – comentou Jerri, agradecendo pela parceria.
JUSTINO VIER
A nova unidade deve receber o nome de Justino Vier, primeiro prefeito de Dois Irmãos.
– Acreditamos que vai ser uma justa homenagem para uma pessoa que era apaixonada por Dois Irmãos. Vamos encaminhar a proposta para o Poder Legislativo – anunciou Jerri.
EM NÚMEROS
• 4.202 m² de área total construída (3.526 m² dos 3 pavimentos + 676 m² do sótão com área técnica).
• 640 crianças em 2 turnos podendo chegar ao máximo de 820 crianças.
• 3 pavimentos + o sótão
• Saguão com 345 m² fechados + 74 m² de varandas
• Refeitório para 110 crianças
• Auditório para 90 pessoas
• Sala dos professores com 110 m², com sanitário privativo e sala reservada para planejamento de aulas
• Biblioteca com mais de 200 m²
• 2 salas de atividades para crianças de 4 e 5 anos – 25 alunos/ sala
• 10 salas de atividades para a 1ª a 9ª séries (1 sala extra) – 30 alunos/ sala
• Sala de informática – 30 alunos
• Sala de artes – 30 alunos
• Laboratório de ciências – 30 alunos