Vitinho pertence ao Aimoré e está emprestado para time do Piauí (Foto: Fábio Moraes)
Atleta profissional de futebol desde o ano passado, o atacante Victor Hugo Oliveira de Farias, mais conhecido como Vitinho, de 21 anos, vai disputar a Série A do Campeonato Piauiense, no Piauí, pela Associação Atlética Corisabbá, de Floriano.
Garoto de Dois Irmãos, Vitinho pertence ao Clube Esportivo Aimoré, de São Leopoldo, e está emprestado ao Corisabbá até abril deste ano. Depois disso, retorna ao Rio Grande do Sul para disputar a Divisão de Acesso pelo Índio Capilé.
Vitinho embarcou para o Piauí na madrugada de sábado (20) e nesta segunda-feira (22) realizou o primeiro treino com o clube piauiense. “Vou em busca dos objetivos propostos pelo clube, adquirir experiência e aproveitar as oportunidades”, diz ele, focado no campeonato. “O sentimento é de muita felicidade, de saber que, quanto mais esforço e dedicação, mais portas se abrirão e novas oportunidades vão surgir”, comenta o jovem, lembrando que, para que tudo isso ocorra, é preciso abrir de mão de algumas coisas, entre elas o convívio com a família e amigos. “A distância é um dos fatores que mais pesa”, completa.
Jogando futebol desde menino, Vitinho conta, desde lá, com o apoio financeiro do morador de Dois Irmãos Clenio Luiz Soares de Lima, que se tornou seu empresário. Muito feliz, Clenio comemora as conquistas do garoto. “É resultado de muito trabalho, de muito esforço do Vitinho. Estamos há anos lutando por isso”, diz ele, orgulhoso. Além de Clenio, Vitinho também é agenciado pelo ex-jogador Jorge Baidek. Vitinho já tem proposta para jogar em Portugal, ainda este ano.
Vitinho começou no União
Natural de Tramandaí, Vitinho chegou a Dois Irmãos em 2006. Assim como muitos garotos da cidade, começou a jogar bola no Projeto Prata da Casa, do Clube União.
Jogou nas categorias de base do Esporte Clube Novo Hamburgo, Futebol Clube Estância Velha e Brasil de Farroupilha, no Rio Grande do Sul; e Imbituba Atlético Clube, Navegantes Esporte Clube e Concórdia Atlético Clube, em Santa Catarina.
Assinou o primeiro contrato profissional em 2023, com o Aimoré, mas já tinha participações no profissional desde 2021, jogando pelo Imbituba. Também no ano passado, foi para São Paulo, onde fez preparação para jogar o Campeonato Paulista A4, pelo Clube Atlético Joseense, mas acabou retornando ao RS, quando foi emprestado para a Sociedade Esportiva e Recreativa Cruz Alta, para jogar a Série A2 do Gauchão. “Fiz ótimos jogos lá, o que abriu muitas portas”, comenta.