Dois Irmãos registra apenas um caso de dengue até o momento em 2024
A Secretaria da Saúde de Dois Irmãos informa que na sexta-feira (26) será realizada nova aplicação de inseticida contra o mosquito Aedes aegypti no bairro Bela Vista, devido a confirmação de um caso de dengue nas proximidades. O caso positivado é de um morador de 58 anos, que já não apresenta os sintomas. Ainda não se sabe se ele contraiu a doença na cidade ou fora daqui.
Por conta da aplicação do inseticida, a Vigilância em Saúde recomenda proteger alimentos, rações e animais, e manter a casa fechada. Apesar de apresentar baixa toxicidade, a exposição ao pesticida não é recomendável. Os criadores de abelhas sem ferrão, da área urbana, devem ter cuidados durante a aplicação do inseticida usado no combate ao Aedes aegypti. Por isso, recomenda-se que quem possui abelhas proteja-as em local fechado, com um plástico ou lençol por cima, durante os horários das aplicações. Tal medida de proteção deve ser tomada para que os animais fiquem protegidos.
A aplicação de sexta-feira será novamente em trechos das Ruas Anita Garibaldi, Miraguaí, Catharina Wendling, Nelcy Kuhn, Chapecó e Colméia, a partir das 5h da manhã. De acordo com a prefeitura, “a aplicação pode ser feita de manhã cedo ou no final do dia, após o pôr do sol, quando a temperatura é mais amena e quando a fêmea do Aedes aegypti está ‘faminta’ por picar as pessoas. O município opta em fazer de manhã devido a menor circulação de pessoas na rua”.
Conscientização de todos
A chefe da Vigilância em Saúde, Ednaloi Monteiro Costa, reforça que recipientes e entulhos com acúmulo de água, reservatórios de água não protegidos com tela, piscinas não tratadas e filtradas de maneira adequada, e bromélias sem cuidados são criadouros do mosquito da dengue. Também é recomendado o uso de repelentes como prevenção. “Para que não tenha mais casos, precisamos que cada um faça sua parte, não deixando água parada e revisando o pátio semanalmente”, observa ela.
Principais sintomas da dengue
Casos de pessoas com sintomas semelhantes ao da dengue são atendidos na Urgência e Emergência 24h, que realiza testes. Até agora, em 2024, há apenas o caso confirmado no Bela Vista. Vale lembrar que os principais sintomas da dengue são febre alta (maior que 38.5°C), dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, manchas vermelhas no corpo e dor de cabeça.