Invernada Adulta Irmandade Campeira, da ACTG Portal da Serra, durante apresentação na 1ª etapa de 2019, no CTG Rincão da Lealdade, em Caxias do Sul
Adiado nos dois últimos anos devido a pandemia, o Festival Gaúcho de Danças na Serra (FegaSerra) voltará a movimentar os grupos tradicionalistas em 2022. A 3ª edição do evento, idealizado pela 25ª Região Tradicionalista, está confirmada e uma das etapas será no dia 15 de maio na ACTG Portal da Serra, em Dois Irmãos, única entidade da 30ª Região Tradicionalista a dançar o estilo campeiro, pesquisado por Paixão Cortes e Barbosa Lessa.
De acordo com o patrão da entidade dois-irmonense, Diego Joel Schuh, a confirmação de que a ACTG seria sede de uma das etapas ocorreu na semana passada, em Caxias do Sul, quando também foram definidas as datas e realizadas alterações no regulamento do festival.
Na expectativa de mais um FegaSerra, Diego destaca que os grupos estão trabalhando e se reestruturando, uma vez que será um dos primeiros rodeios artísticos do estilo campeiro pós pandemia. “Para nós é uma alegria receber essa etapa do FegaSerra, porque marca a retomada dos eventos artísticos após a pandemia. Sabemos que a retomada dos grupos de dança tem sido difícil, mas acreditamos que teremos um grande evento, cheio de alegria e encontros que darão base para o futuro do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Neste ano comemoramos 25 anos de entidade tradicionalista e este evento fará parte destas comemorações”, ressaltou, já convidando a toda a comunidade para prestigiar o festival, que contará com diversos grupos da Serra Gaúcha e alguns da Região Metropolitana.
Ao todo, serão quatro etapas. A 2ª e a 4ª serão promovidas pela 25ª Região Tradicionalista, em Caxias do Sul. A 2ª será no dia 24 de junho, no CTG Ginetes da Tradição, e a 4ª nos dias 10 e 11 de setembro, nos Pavilhões da Festa da Uva. A 3ª etapa será no dia 14 de agosto, no CTG Paixão Côrtes, também em Caxias.