Prova marcou a estreia da atleta de Dois Irmãos em ultramaratonas, que são provas com mais de 42 quilômetros (Foto: @bettanzos)
Completando os 50km em 4 horas 4 minutos e 49 segundos, a corredora Minéia Vinch, de 41 anos, da equipe Body’s Julio Pauletti, de Dois Irmãos, foi a grande vencedora da prova feminina da 28ª Supermaratona de Rio Grande, que ocorreu no último domingo (19). Além de desbancar outras 24 atletas mulheres, Mineia também ficou em 11º lugar na classificação geral da competição, que reuniu 200 participantes.
O título marcou a estreia de Minéia em ultramaratonas, que são provas com mais de 42km. “Já fiz sete maratonas, mas ultra é a primeira”, diz ela, comemorando mais uma conquista nas corridas. “Já tinha ouvido falar muito dessa prova, por ser bem tradicional, e coloquei na cabeça que iria estrear em ultras lá”, diz ela, contando se preparou durante cinco semanas para participar da ultramaratona. “Como tenho um volume alto de quilômetros durante o ano, e fiz três maratonas ano passado, trabalhamos volumes ainda maiores nessas cinco semanas”, comenta Minéia, que conta com a ajuda do treinador Júlio Pauletti. Neste período, a atleta correu quase 600km.
Minéia largou às 7h da manhã e cruzou a linha de chegada por volta das 11h. “A prova é na praia. São 43km pela cidade, asfalto, paralelepípedo, rodovia e os 7km finais na beira-mar. Foi uma briga entre corpo e mente; fui muito forte até o km 20, depois comecei a sentir o calor e vento contra, bem característicos de lá. Nas horas mais difíceis, repetia um mantra: foco, força e fé”, lembra a atleta, que correu escoltada por duas motos, que ajudavam em relação ao trânsito. “No km 20 um ciclista encostou e me acompanhou até o final”, conta.
Atleta pratica a corrida de rua desde 2016
Minéia é natural de Três Passos e mora em Dois Irmãos há 14 anos. É corredora desde 2016 e há cinco anos é acompanhada pelo treinador Júlio Pauletti. Já ganhou diversas provas e se destacou nas maratonas. A próxima prova será a Volta à Ilha, no dia 1º de abril. Minéia irá integrar um octeto, que terá que percorrer 140km.
*
José Luís de Ávila foi o 5º colocado na categoria 55 a 59 anos
Quem também foi destaque na competição foi o atleta José Luís de Ávila, de 57 anos, igualmente membro da equipe Body’s Julio Pauletti, de Dois Irmãos. O atleta conquistou o 5º lugar na categoria 55 a 59 anos. Foi a terceira vez que disputou a prova de Rio Grande. “Sonhava em ganhar o troféu e desta vez ele veio”, conta orgulhoso.
Mesmo com anos de experiência, e já tendo percorrido distâncias muito maiores, Ávila conta que foi uma prova difícil, com muitos desafios, entre eles o vento, trechos de paralelepípedo, praia e calor. “Mas não faltou assistência, foi tudo muito bem organizado”, completa.
Ultramaratonista há 10 anos, Ávila já disputou aproximadamente 30 provas com mais de 42km. Foram pelo menos três com duração de 24h. Também já disputou ultramaratonas de 6 e 12 horas. Soma, até aqui, quase 400 premiações. O percurso mais longo percorrido foi de 178km, em 2015, em Santa Maria. Ele completou o trajeto em 23 horas e 47 minutos.
O próximo desafio de Ávila será no dia 21 de maio, na Meia Maratona de Igrejinha.