
Escola atende a 40 crianças nos Níveis 3, 4 e 5 da Educação Infantil
Atendendo a 40 crianças nas turmas de Níveis 3, 4 e 5 da Educação Infantil, a Escola Municipal de Educação Infantil Dom Bosco foi fundada em 10 de junho de 1976, quando Morro Reuter ainda pertencia a Dois Irmãos.
Sob a direção da educadora Márcia Maria Machry Philippsen, a Dom Bosco conta uma equipe de sete professores, além de outros dez profissionais que atuam no setor pedagógico, na alimentação, limpeza e secretaria.
A escola também oferece atividades no Contraturno, como oficinas de capoeira, dança alemã e teatro, além das aulas de Suporte Pedagógico.
Localizada na Linha Görgen, a Dom Bosco conta com três salas de aula, espaço frontal cercado, refeitório, cozinha, biblioteca, secretaria, quadra coberta e fechada (ginásio), duas pracinhas (uma delas com playground e casinha em estilo enxaimel, além de carrossel, caixa de areia e balanços), lavanderia e despensa. As áreas externas permitem que as crianças se divirtam e aprendam, também, ao ar livre.
Crianças como protagonistas de sua aprendizagem
De acordo com a diretora Márcia, a escola tem como principal objetivo o desenvolvimento da educação escolar de forma ética, democrática e com responsabilidade pedagógica, sempre em consonância com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e DOC-MR (Documento Orientador Curricular de Morro Reuter). “Assim, nossas crianças são vistas e tratadas como protagonistas de sua aprendizagem, guiadas por práticas pedagógicas responsáveis e seguindo alguns princípios indispensáveis, como o incentivo à sua autonomia desde cedo e o respeito a diferentes ritmos, sempre zelando por elas com amor, cuidado e carinho”, diz ela, ressaltando alguns princípios pedagógicos da escola, entre eles, “o brincar como um ato de aprendizagem”, “a investigação interativa, com o compartilhamento de experiências” e a “participação ativa da comunidade escolar”.
Falando em comunidade escolar, Márcia também reforça a importância de escola e família caminharem juntas. “É a base para um processo de ensino e aprendizagem de sucesso! Sempre prezamos pela participação de toda a comunidade na vida escolar, pois família e escola precisam ‘andar de mãos dadas’, em sintonia, possibilitando à criança um desenvolvimento saudável e uma aprendizagem em constante construção”, diz ela, reforçando que essa união “proporciona, ao educando, a oportunidade de vivenciar experiências educativas tanto na escola como também no convívio familiar, principalmente a partir do diálogo e da troca de informações, fortalecendo cada vez mais os vínculos afetivos e a formação da autoestima”.
Ex-diretores a partir de 1992
Alana Schuck
Morgana Engelmann
Suleika Fabiane Alles
Andreia Ternus
Marilene Metz
Tereza Cristina Meyrer Meurer
Joice Mallmann
Juliana Zimmer
Mirian Torres
Luciana Pereira Scholl
(Matéria publicada no Especial Morro Reuter – 33 anos de emancipação)