(Foto: Octacílio Freitas Dias)
A declaração anual do rebanho deste ano, documento obrigatório a ser preenchido pelo produtor e encaminhado para a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), deve ser entregue até 31 de maio. O prazo iniciou no dia 2 de janeiro.
Nesta declaração, deve constar a quantidade de animais existentes sob a responsabilidade e/ou guarda do produtor, na inspetoria veterinária responsável pelo município. A inspetoria é responsável pela sanidade do rebanho e pelo controle do cadastro dos produtores. Na declaração anual, o produtor atualiza o saldo existente na propriedade e contribui com informações importantes sobre seus dados cadastrais, como por exemplo telefone e e-mail. Todos os produtores devem realizar a declaração, inclusive os que possuem apenas cavalos ou aviário. Os produtores que não fizerem podem ser multados e não poderão movimentar seus animais.
Em Dois Irmãos, a declaração pode ser entregue no Escritório de Defesa Animal (EDA), que fica junto a Casa do Produtor, na Praça do Imigrante. (Centro). O atendimento é nas quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo telefone (51) 3564-8826.