(Fotos: Divulgação / PMDI)
Na sexta-feira (20) ocorreu o lançamento da biografia da professora Heda Alves Nienow (in memoriam), patrona da escola municipal de educação infantil do bairro São João. Com o título “Sonhos de uma breve vida dedicada à educação”, a obra foi escrita pela professora Nilda Pereira Tadiotto, amiga e colega de Heda, que faleceu em 2004, aos 42 anos, vítima de um tumor cerebral.
– Diante da honra pela possibilidade de retroceder no tempo e expressar com propriedade sua trajetória pessoal e o fascínio pela educação, aceitei a proposta de escrever essa história, que é um verdadeiro legado – contou Nilda, encorajada a escrever pela colega Eliana Wolf em abril do ano passado.
A cerimônia de lançamento ocorreu nas dependências da escola e contou com a presença de autoridades e do filho de Heda, Júlio Nienow, além de familiares da homenageada, colegas de trabalho, profissionais da escola e alunos. O prefeito Jerri Meneghetti foi aluno de Heda no ensino fundamental na escola municipal Paulo Arandt (São João), e recorda que a professora foi muito marcante em sua vida.
– Ela nos deixou um grande legado, não media esforços pela educação. Essa homenagem eterniza o ser humano incrível que foi e a sua trajetória, breve, na educação de Dois Irmãos – comentou ele.
A secretária de Educação, Denise Maldaner, ressaltou que a professora Heda alegrava as pessoas e os ambientes por onde passava, que era de uma leveza ímpar e divertida. Na ocasião, a artista plástica Inês Cegolini Togni entregou um quadro que pintou retratando a professora Heda, que ficará exposto na escola. A biografia estará disponível no acervo da biblioteca escolar.