(Fotos: Divulgação / PMDI)
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Dois Irmãos abriu as portas na última semana, e nesta terça-feira (23) foi realizada uma inauguração simbólica do novo espaço. Situado na Rua Esteio, 830, bairro Floresta, o novo CAPS é mais amplo e conta com mais salas de atendimento. Participaram do evento o prefeito Jerri Meneghetti, o vice Juarez Stein, o secretário da Saúde, Nilton Tavares, o secretário de Desenvolvimento Social e Habitação, Leo Büttenbender, a chefe do Setor de Controle de Resíduos, Maria Elisa Staudt, e a equipe de profissionais do CAPS.
O prefeito ressaltou que os profissionais do centro têm a missão nobre de bem atender as necessidades da comunidade, dentro dos conhecimentos técnicos e da legislação. “O novo espaço é mais amplo e adequado para atender aos usuários”, declarou. A coordenadora do CAPS, Camila Peters, destacou que o local é uma casa, para oportunizar ao usuário um ambiente mais acolhedor e direcionado. O novo endereço conta com seis salas, sendo uma direcionada para o atendimento de crianças e adolescentes.
A equipe do CAPS é composta por três psicólogos, um médico, uma enfermeira, um técnico de enfermagem, uma assistente social, uma cuidadora em saúde, uma recepcionista, um assistente administrativo e uma serviços gerais. O centro atende a casos moderados e graves de saúde mental. Casos leves são acompanhados nas Unidades Básicas de Saúde; a porta de entrada é através de acolhimentos coletivos ou encaminhamentos feitos nas unidades. Além disso, possui grupos terapêuticos direcionados.
NÚMEROS
O CAPS Dois Irmãos atende de 450 a 600 usuários por mês, entre crianças, adolescentes e adultos. O horário na segunda, quarta, quinta e sexta-feira é das 8h às 18h, e na terça, das 8h às 10h e das 12h às 19h, sendo que a reunião de equipe é das 10h às 12h. Mais informações pelo telefone (51) 3564-8874.