Conselho de Políticas Públicas sobre Drogas distribui panfletos nas escolas

24/06/2022
Isadora Estrazulas, Karina Bacchieri, Betiele Gassen e Gabriela Felix da Trindade

Isadora Estrazulas, Karina Bacchieri, Betiele Gassen e Gabriela Felix da Trindade

O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Dois Irmãos (COMAD) está realizando uma importante ação no município, através da distribuição de diversos panfletos com informações relevantes na entrega de boletins das escolas, nas turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. No folder, existem dados como qual o papel do COMAD, quais órgãos a pessoa deve procurar em cada caso específico de necessidade e os telefones para contato.

A presidente do conselho, Isadora Estrazulas Silva, explica que ainda existe um desentendimento sobre quem buscar em situações de emergência, e essa desinformação pode levar ao atraso da assistência. O objetivo de disponibilizar o material durante a entrega de boletins é ter acesso aos pais, para que eles leiam o material e que por meio dessa parceria os professores falem sobre as políticas públicas sobre drogas. As escolas participantes são as municipais com a faixa etária alvo e o Colégio Imaculada Conceição. Em um futuro próximo, serão confeccionados novos panfletos, com design mais atrativo, destinados aos jovens e adolescentes. Uma das ideias é fazer com que os próprios alunos possam sugerir formatos e desenhos que sejam do interesse deles.

 

Quais as funções do COMAD?

– Zelar pela implantação de políticas municipais de prevenção e combate ao uso de álcool e outras drogas.

– Opinar sobre políticas públicas de prevenção e combate ao uso de álcool e outras drogas por votação em assembleia.

– Auxiliar a administração pública no planejamento e elaboração de projetos de prevenção e combate ao uso de álcool e outras drogas.

– Divulgar, apoiar e realizar eventos, palestras e estudos nas áreas de prevenção e tratamento de dependentes de álcool e outras drogas.

– Acompanhar planejamento, avaliação, execução e as propostas orçamentárias das políticas municipais e projetos direcionados à prevenção e combate ao uso de drogas.

 

Caso você ou alguém de sua família necessite de ajuda:

– CAPS – (51) 3564-8874 – Para tratamento de usuários de álcool e outras drogas, busque atendimento no Centro de Atendimento Psicossocial – CAPS, de segunda a sexta-feira em horário comercial.

– Brigada Militar – 190 – Para atender usuários de álcool e outras drogas que apresentam reações agressivas ou de destruição ao patrimônio, e a fim de denunciar pontos de tráfico e distribuição de drogas.

– Corpo de Bombeiros – 193 – Em caso de surto e se a pessoa estiver sozinha em casa, entre em contato com os bombeiros, pois são profissionais habilitados para esse atendimento.

– SAMU – 192 – Quando a pessoa em surto estiver em sua presença, ligue para o SAMU, e posteriormente para a Brigada Militar, pois juntos os dois serviços poderão realizar os procedimentos.

– Conselho Tutelar – (51) 3564-8804 – Para buscar orientações de como proceder ou denunciar situações envolvendo crianças e adolescentes usuários de álcool e outras drogas.


› Compartilhe

  • doação de sangue
  • JDI digital

FOTOS DO DIA

O Natal dos Anjos de Dois Irmãos foi destaque no programa Bom Dia Rio Grande (RBS TV) desta sexta-feira, dia 22 (Foto: Divulgação)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela