(Foto: Divulgação / PMDI)
A prefeitura de Dois Irmãos informou que na última quarta-feira (19) chegou a primeira carga de calcário dolomítico do Programa de Recuperação da Fertilidade do Solo em Dois Irmãos. A entrega das primeiras 25 toneladas foi realizada na propriedade do agricultor Romaldo Kolling, que foi uma das atingidas pelo ciclone extratropical no ano passado. Ao todo, são 19 famílias contempladas com a iniciativa.
No ano passado, após o ciclone extratropical ocorrido em junho, Dois Irmãos, com apoio da Emater local, encaminhou projeto para a Secretaria de Desenvolvimento Rural do Governo do Estado e foi um dos 22 municípios selecionados já na primeira etapa do programa. O chefe do Departamento de Agricultura, Sidnei Pannebecker, trabalhou no início do descarregamento e destacou a importância da iniciativa. “A força da enxurrada levou os nutrientes do solo, por isso a recomposição será fundamental para a manutenção da atividade agrícola, recuperando os nutrientes necessários para o desenvolvimento das plantas”, explica ele.
Ao todo, foram captados R$ 199.297,00 junto ao Programa Estadual de Recuperação da Fertilidade do Solo. Do projeto aprovado pela Secretaria Estadual, já foram compradas as 503 toneladas de adubo mineral, calcário dolomítico e composto orgânico fertilizante, e ainda 130 horas de serviços de retroescavadeira, em que serão investidos R$ 146.137,50. O projeto prevê ainda a aquisição de 3.300 quilos de sementes, em fase de licitação.