(Foto: Divulgação / PMDI)
No último final de semana, o médico veterinário do Departamento de Agricultura de Dois Irmãos, Jônatas Breunig, esteve visitando propriedades para verificar se os animais estão em plena saúde para participar da Expointer 2022 e livres de ectoparasitas.
O veterinário explica que a função não é de competência da prefeitura, mas uma forma de ajudar os produtores. “Fazemos o acompanhamento e emitimos o atestado sanitário dos animais. Porém, chegando na Expointer, os animais passam por uma nova vistoria”, comentou. Luiz Buttenbender, por exemplo, irá levar 75 coelhos para o evento. “Já faz dois meses que estou preparando os animais para a feira. Tudo começa com a escolha dos coelhos que vou levar, identificação e preparação para que atendam a todos os critérios sanitários exigidos”, comenta. Eloi Luis Stein, que levará 11 aves, também comentou que o trabalho de preparação dos animais exige muita dedicação. “Sabemos que são bem criteriosos para liberar a entrada dos animais na feira. Então, estar lá já é uma grande conquista”, frisou. Outro produtor do município que participará da Expointer é Rubem Reinaldo Engelmann, que levará 28 coelhos.
Mauro Hahn, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, destaca que ter participantes de Dois Irmãos em um evento de nível nacional e internacional é muito importante, pois valoriza o trabalho que é feito na agricultura do município.
CONSERVAS E GELEIAS
Os produtores dois-irmonenses Walter e Inês Boll vão participar pela primeira vez da Expointer. Eles estarão na área da agroindústria, comercializando geleias, conservas, molho de tomate e casca de laranja cristalizada. “Todos os sábados, já vendemos nossos produtos na Feira Livre do município. A expectativa é muito boa e estamos na etapa final dos preparativos”, comentou Inês.
SAIBA MAIS
O ingresso para a 45ª Expointer custa R$ 16 para pedestre, com meia-entrada para idosos acima de 60 anos, estudantes munidos de carteira oficial e pessoas com deficiência. Pode ser adquirido pelo site www.ingressonacional.com.br/EXPOINTER. Crianças de até seis anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis, não pagam. O estacionamento de veículos custa R$ 40 (não inclui a entrada do motorista, nem dos demais passageiros).