Fonte: Feevale / Foto: Andrieli Siqueira
Conforme a Organização Mundial de Saúde, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo convivem com limitação física, dentre os quais, cerca de 200 milhões experimentam dificuldades funcionais consideráveis. Nos próximos anos, essa será uma preocupação ainda maior, porque sua incidência tem aumentado, especialmente em função do envelhecimento das populações e do aumento global de doenças crônicas tais como diabetes, doenças cardiovasculares, câncer e hipertensão.
O Centro de Especialidades em Saúde (Cies) da Universidade Feevale vem se estabelecendo, desde a sua inauguração, há quase seis anos, como espaço de excelência em reabilitação. Isso se torna cada vez mais relevante, uma vez que quase todas as pessoas terão algum tipo de limitação física temporária (seja após uma cirurgia ou trauma, por exemplo) ou permanente em algum momento de suas vidas (em função do envelhecimento). Nesse sentido, a Clínica de Fisioterapia passa a contar com mais dois recursos de ponta, que colocam o Universidade como referência na área da reabilitação no Vale do Sinos e Região Metropolitana, entre as instituições de ensino. Trata-se de uma Unidade de Treinamento Locomotor e de um Universal Exercise Unit (UEU). Totalizando cerca de R$ 90 mil em investimento, os dispositivos permitem uma série de possibilidades de tratamento em fisioterapia neurofuncional, para pacientes de todas as idades.
O treinamento locomotor é uma abordagem da fisioterapia neurofuncional que favorece a habilidade de caminhar, melhorando o desenvolvimento motor e cognitivo. Na reabilitação em Unidade de Treinamento Locomotor, são realizadas atividades em uma esteira equipada com mecanismo de suspensão do peso corporal (guincho, balança e colete), que proporcionam o alívio do peso do adulto, facilitando o treino de marcha com alinhamento adequado e maior eficiência. A progressão também envolve tempo na esteira, velocidade, distância percorrida, sentido e inclinação do equipamento. “O foco é sempre em obter mais controle e realizar movimentos do corpo o mais próximo possível do natural”, explica o coordenador do curso de Fisioterapia, Cesar Augusto Teixeira. O equipamento pode ser utilizado por pacientes de todas as idades, inclusive bebês que precisam de maior suporte no aprendizado da marcha.
Já a Universal Exercise Unit (UEU) ou Unidade Universal de Exercícios é um sistema de suspensão que utiliza cintos, cordas elásticas e um sistema de roldanas para permitir que pacientes com distúrbios neuromusculares se movam mais livremente. Permite suspender segmentos corporais para eliminar a força da gravidade e reduzir o peso, o que torna o exercício de fortalecimento mais fácil do que os exercícios tradicionais, isolando grupos musculares, fornecendo assistência e resistência adequadas para músculos ou grupos musculares fracos na conclusão do movimento completo. “O objetivo é melhor o padrão de movimento e acelerar o desenvolvimento de habilidades funcionais importantes para reestabelecer a funcionalidade”, pontua Teixeira.
Sobre o Cies
O Centro Integrado de Especialidades em Saúde (Cies) atende a pacientes provenientes de convênios com secretarias de saúde da região (via Sistema Único de Saúde), filantropia e particular. Os agendamentos podem ser realizados pelo e-mail cies@feevale.br, pelo telefone (51) 3586-8813, ou presencialmente (Rua Rubem Berta, 200, Novo Hamburgo). Para a possibilidade de gratuidade, é realizada uma avaliação socioeconômica com assistente social.