Foto: AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez o discurso mais longo da história sobre o Estado da União, em fala que durou uma hora e 47 minutos.
Esse discurso é tradicional nos EUA e, uma vez ao ano, o Presidente avalia “como está o Estado”, ou seja, o país e seu governo.
Este ano o discurso foi duro, agressivo, humilhante na maior parte do tempo, com Donald Trump olhando para os deputados e senadores do partido Democrata, de oposição a ele, e dizendo literalmente que “deveriam ter vergonha”.
Foi algo jamais visto nesses discursos sobre o Estado da União. E teve de tudo. Teve deputado que se levantou xingando Trump. Teve deputado tirado do plenário por mostrar um cartaz onde Trump chamou os negros (Obama e sua esposa) de macacos. Teve deputados que não foram, o que é raríssimo nesses discursos.
Os 5 PONTOS PRINCIPAIS foram:
1 - “Segurança” na América Latina
“Estamos restaurando a segurança e o domínio dos Estados Unidos na América Latina”, disse Trump. Não disse, como disse outra vez, que “a América Latina só tem países de merda e só gera gente de merda”. Mas deixou bem claro que, para ele, os EUA mandam na A.L. E foi aplaudido pelos deputados Republicanos.
Trump celebrou a queda do ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro, que teria sido capturado por forças americanas em janeiro. E, mais à frente, comemorou a melhora dos barris de petróleo-dia produzidos para os EUA com apoio da agora dominada Venezuela.
Num típico “showtime”, a aparição no plenário do Congresso americano do ex-candidato à presidência venezuelano Enrique Márquez, recém-saído da prisão em Caracas, gerou grande emoção. Trump também mostrou uma menina que, tempos atrás, havia decidido ser “menino” e que hoje “se recuperou” (disse ele). Trump também mostrou uma mãe que perdeu uma filha assassinada por um imigrante ilegal, causando grande comoção.
2 - Tensão com a Suprema Corte
Ao entrar no Capitólio, Trump apertou a mão de vários juízes da Suprema Corte. Entre eles, estavam três magistrados que votaram na semana passada para anular as tarifas globais, política econômica emblemática do republicano.
Trump expressou descontentamento durante o discurso e chamou a decisão de “muito lamentável”.
3 - Equipe olímpica
Um dos poucos momentos de unidade em um discurso marcado pelas divisões entre republicanos e democratas ocorreu quando a equipe olímpica masculina de hóquei dos Estados Unidos entrou no plenário. O time havia conquistado a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno.
4 - Resistência dos democratas
Normalmente, durante o discurso sobre o Estado da União, os congressistas aplaudem e se levantam para mostrar concordância ou permanecem sentados para expressar descontentamento.
Desta vez, dezenas de democratas não compareceram ao evento, e muitos dos presentes permaneceram sentados na maioria do tempo. Vários estavam vestidos de branco, homenageando o movimento sufragista e o direito de voto das mulheres. Outros exibiam emblemas que cobravam a responsabilização de pessoas citadas nos arquivos sobre o criminoso sexual Jeffrey Epstein.
5 - Ato de resistência
Em um ato de resistência, o congressista democrata Al Green foi expulso por levantar um cartaz com a frase “Negros não são macacos!”, em resposta a um vídeo racista compartilhado por Trump.