Nilton Tavares e Dr. Paulo Strada
A procura por atendimento médico aumentou significativamente desde o início do inverno no Pronto Atendimento (PA) 24h de Dois Irmãos, de acordo com informações do secretário da Saúde, Nilton Tavares. Com o aumento da demanda, também já ocorrem reclamações devido a demora na prestação do serviço, o que vem mobilizando o município na busca por melhorias.
De acordo com o secretário Tavares, desde o início do mês de maio o Pronto Atendimento 24h conta com mais um clínico geral e mais um pediatra nas terças, quartas e quintas-feiras, das 7h às 19h, somando, agora, três clínicos gerais, dois pediatras e um ginecologista-obstetra nestes três dias.
Acompanhado do diretor técnico da Secretaria da Saúde, Dr. Paulo Strada, o secretário Tavares também reforçou aos munícipes que o local segue o Protocolo de Manchester. É este método de triagem que define a ordem de atendimento dos pacientes, logo, será dada prioridade para os casos de urgência e emergência. “Todos serão atendidos, mas é preciso aguardar. Quando há atendimento na Sala Vermelha, por exemplo, muitas vezes os dois médicos são mobilizados para lá, porque há risco de morte, por isso pedimos a compreensão da população”, diz Tavares, ressaltando que o SUS segue os mesmos protocolos da rede privada, no que diz respeito à classificação de risco.
Busca por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde
Para os casos que não se enquadram em urgência e emergência, a rede orienta que as pessoas busquem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde dos seus bairros. Nestes locais, nos quais 40% dos atendimentos são destinados ao acolhimento (casos em que as pessoas chegam sem horário marcado), também será realizada triagem, que determinará se há a necessidade de consulta ainda no mesmo dia ou se poderá ser agendada para outro.