(Fotos: Divulgação / PMDI)
O evento inédito “Uma noite no Museu”, realizado no sábado (22), teve lotação máxima em todas as sessões e encantou os participantes. Por meio de visitas guiadas e organizadas em grupos, eles conheceram os ambientes do prédio histórico e boa parte do acervo, que preserva a história do município através de documentos, fotos antigas, móveis e objetos decorativos que remetem às residências dos imigrantes alemães.
O local, conhecido como “Casa da Costureira Kieling”, além de servir de residência, já abrigou um armazém, uma padaria, uma marcenaria e uma atafona com moinho movido à tração animal. Ao final dos passeios, houve bate-papo com o ator e diretor Betinho Klein e música ao vivo com Mauro Harff, que trouxe os clássicos da música alemã para animar a noite.
A chefe do Departamento de Cultura, Elisandra Bremm, destacou que o evento superou todas as expectativas, tanto pela quantidade de público, quanto pela interação nas visitas. “Foi uma noite linda, onde a receptividade da comunidade foi incrível, nos estimulando a planejar mais ações semelhantes no Museu Histórico”, comemorou Elisandra.
Betinho lembrou que a noite foi organizada para marcar o mês dos museus, celebrado em maio, e também festejou o resultado da atividade. “Literalmente foi uma viagem guiada no tempo, percorrendo do armazém ao sótão, dando uma passadinha no quarto, na cozinha das louças antigas – uma conquista na época para as famílias – e terminando no porão da casa Kieling, para reviver e conhecer a história das nossas sapatarias”, comentou.
“Uma noite no Museu” é uma das atrações da temporada 2024 da Maratona Cultural de Dois Irmãos, realizada pela prefeitura com apoio da Sicredi Pioneira e da Curto Arte.