Ricardo é responsável pela criação das aves, coleta dos ovos e limpeza do local
Avicultor da localidade de Linha Quatro Cantos, em Picada Café, o aposentado Ricardo Moraes, de 55 anos, é responsável, atualmente, pela criação de mais de 10 mil galinhas caipiras e pela coleta de aproximadamente 10 mil ovos por dia.
Após mais de 30 anos atuando em empresas do ramo da marcenaria e do calçado, é desde 2018 que ele trabalha onde, de fato, sempre quis: o campo, cuidando dos animais e da lavoura. “Sempre quis trabalhar nisso”, diz Ricardo, contando que trabalhou por 25 anos como marceneiro e quase dez anos em fábrica de calçados.
Em 2011, Ricardo adquiriu uma área de aproximadamente quatro hectares de terra, e há quatro anos construiu o aviário. Desde então, integra o sistema de produção da empresa Ovos Filippsen, de Morro Reuter, uma das maiores granjas de ovos do Sul do Brasil. “Hoje sou realizado com meu trabalho”, destaca o avicultor, que começa a trabalhar todos os dias às 6h da manhã. “É de segunda a segunda, mas eu gosto”, reforça, contando que diariamente também cuida, com muito carinho, da sua lavoura.
Filho de agricultores, Ricardo nunca abandonou a vida no campo. Mesmo atuando em empresas, nas horas de folga sempre se dedicou à lavoura. Hoje planta milho, aipim e figo. Também cria gado e atua na produção de vinho, porém, muito disso é apenas para consumo próprio, exceto parte do milho, que é comercializada para uma granja de suínos da região.