Dia do Colono é celebrado com fé e alegria em Fazenda Padre Eterno

25/07/2024
Culto iniciou com homenagens aos agricultores

Culto iniciou com homenagens aos agricultores

Nesta quinta-feira, 25 de julho, agricultores de Dois Irmãos e Morro Reuter se uniram para celebrar o Dia do Colono, na localidade de Fazenda Padre Eterno, no interior de Morro Reuter. A festa, organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares dos dois municípios, chega em 2024 a sua 26ª edição.

As comemorações iniciaram ainda pela manhã, com culto ecumênico na Igreja Evangélica da localidade. O momento contou com a presença da pastora Cláudia Pacheco (Comunidade Evangélica de Confissão Luterana – IECLB), do pastor Eduardo Kuck Hoffmann (Congregação Evangélica Luterana São Miguel) e do padre Pedro Oscar Calsing (Igreja Católica). Juntos, eles abençoaram os agricultores presentes no culto, desejando um dia especial a todos.

A celebração também foi acompanhada pelo presidente do Sindicato, Pedro Joãozinho Becker, que destacou o orgulho em celebrar a 26ª Festa do Colono, momento que prestigia homens e mulheres que diariamente levam alimento à mesa de tantas pessoas. Ele também agradeceu às lideranças do sindicato e ao poder público municipal pelos programas de incentivo ao produtor rural.

A prefeita de Morro Reuter, Carla Chamorro, e o vice-prefeito Airton Bohn também estiveram presentes. “Nestes oito anos à frente da administração municipal, sempre fiz questão de participar desta data, porque ela é muito especial, ainda mais este ano, justamente no dia em que comemoramos os 200 anos da imigração alemã aqui no Rio Grande do Sul”, disse ela, ressaltando que todos trazem consigo heranças dos imigrantes alemães. “Carregamos junto na nossa história um pouquinho dessa herança, e todos vocês cultivam isso no dia a dia, desde de manhã cedo quando acordam, no café da manhã, no almoço, no trabalho, na lida, e por isso temos que nos orgulhar”, disse a prefeita, relembrando os desafios recentes enfrentados pelos agricultores. “Os últimos anos não estão sendo fáceis para a agricultura; uma forte estiagem, o ciclone do ano passado, as chuvas intensas. Tudo isso é muito difícil, mas vocês são homens e mulheres de garra, de determinação, de coragem. Nenhum de vocês desistiu e não vai desistir, porque trazemos na veia a garra, a determinação e a resiliência dos alemães, que viajaram por muitos dias em busca de uma terra melhor”, completou.

 

Tarde de festa

Após o culto, a programação seguiu no Salão da Comunidade Evangélica, com almoço e a tradicional gincana, com brincadeiras alusivas às atividades que são realizadas diariamente nas propriedades rurais e provas sobre conhecimentos gerais. Também teve teatro, organizado e encenado pela comunidade de Fazenda Padre Eterno.

Atualmente, cerca de 700 agricultores são associados ao sindicato. Destes, aproximadamente 500 são de Morro Reuter e os demais, de Dois Irmãos. Dentre eles, há 34 agricultores com idades entre 18 e 32 anos.


› Compartilhe

GALERIA DE FOTOS

  • JDI digital
  • doação de sangue

COLUNAS

E AS ALMAS DE CARCASONNE?

E AS ALMAS DE CARCASONNE?

Alan Caldas   26/08/2024

FOTOS DO DIA

DNIT realiza melhorias na BR-116 em Dois Irmãos (Foto: Octacílio Freitas Dias / Agosto 2024)

O Jornal Dois Irmãos foi fundado em 1983. Sua missão é interligar as pessoas da cidade, levando-lhes informações verdadeiras sobre todos os setores da sociedade local, regional, estadual e nacional.

SAIBA MAIS

SIGA-NOS!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jornal Dois Irmãos © 2024, Todos os direitos reservados Agência Vela