(Fotos: Divulgação / PMDI)
A Secretaria da Fazenda de Dois Irmãos realizou na quinta-feira (23) o evento “Fortalecendo Quem Produz, Construindo o Futuro!”, reunindo agricultores rurais e contadores para uma tarde de informações, esclarecimentos e capacitações.
O evento reuniu cerca de 70 pessoas e aconteceu no Auditório do Centro de Pastoral, no Centro da cidade, cedido gentilmente pela Paróquia São Miguel. A programação foi mediada pelo contador Giovani Eich, que abordou temas importantes para o desenvolvimento e a valorização da produção rural.
Destaque para a palestra do SENAR Rio Grande do Sul, que tratou sobre o FUNRURAL; do INSS, que abordou os direitos e obrigações do Segurado Especial; e dos Auditores da SEFAZ, que trouxeram esclarecimentos sobre aspectos da tributação e da Reforma Tributária, participando também do painel de perguntas e respostas. Já os temas do Selo Sabor Gaúcho e do Programa Estadual de Agroindústria Familiar, previstos na programação, acabaram não sendo abordados por falta de tempo.
– Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre a valorização da produção local e o acesso a novos mercados, além de informações sobre as mudanças na legislação tributária, direitos e benefícios previdenciários e questões relacionadas à regularização, desenvolvimento e sucessão rural. O prefeito Jerri Meneghetti esteve presente no encontro e destacou a importância da parceria entre o poder público, entidades e produtores rurais na busca por conhecimento, orientação e novas oportunidades para fortalecer a agricultura e o desenvolvimento das atividades rurais em Dois Irmãos – diz a nota divulgada pela prefeitura.
A iniciativa contou com a participação de instituições parceiras, entre elas INSS, SENAR Rio Grande do Sul, Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural; Sebrae, Sicredi e Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Dois Irmãos e Morro Reuter.