Fonte: Abicalçados
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) promove, por meio do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela entidade em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), um projeto para capacitar empresas para o mercado internacional. Batizada de Voa, a iniciativa será ministrada por Geison Ferreira, profissional formado em Relações Internacionais, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e com vasta experiência em inserção de marcas no mercado externo. As inscrições encerram no dia 13 de setembro.
A coordenadora de Promoção Comercial da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, destaca que a capacitação, que será realizada entre 13 de setembro e 20 de novembro, irá trazer aspectos estratégicos e operacionais com muitos exemplos práticos. Outro destaque do evento é que ele inclui quatro horas de mentorias individuais por marca participante, que serão direcionadas de acordo com as necessidades das empresas. “O curso é voltado para empresas com design autoral e que buscam desenvolver estratégias de médio e longo prazos em mercados específicos”, conta.
No total, serão ministrados quatro módulos digitais ao vivo, permitindo a interação das empresas. “No final do curso, ainda teremos a possibilidade de participação em eventos de promoção comercial e de promoção de imagem para que as empresas possam colocar em prática todo o aprendizado”, acrescenta Letícia.
Qualificação
Ferreira destaca que o Voa visa ajudar as marcas calçadistas brasileiras a estruturar seus processos voltados à exportação, promovendo a cultura exportadora nas empresas, qualificando seus colaboradores e ajudando a ampliar o conhecimento e o acesso a novos mercados para marcas iniciantes no comércio exterior. “A meta é capacitar as empresas para que elas entrem e permaneçam nos mercados alvo de forma competitiva. Ajudaremos as empresas nos pilares fundamentais da estratégia exportadora, abordando questões comerciais, de marketing e mercadológicas, além de trazer uma visão abrangente de processos que permitirão às marcas traçarem a melhor estratégia de entrada no exterior”, explica.
Recuperação
A iniciativa ocorre no momento em que a indústria calçadista brasileira inicia um processo de recuperação no mercado externo, após uma brusca queda de quase 19% em 2020. Dados elaborados pela Abicalçados apontam que as exportações de calçados, entre janeiro e julho deste ano, cresceram 34% ante o mesmo período de 2020 (para 65,9 milhões de pares embarcados).
O investimento para a capacitação parte de R$ 975 e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail international@abicalcados.com.br.